sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Top 10 - Os filmes mais aguardados de 2009

Durante 2009, muitos filmes se apresentaram como sendo "O filme mais esperado do ano". Porém, levou exatamente o ano inteiro para que o legítimo "mais esperado do ano" chegasse às telonas. Ou alguém duvida de que esse filme seja "Avatar", de James Cameron? As razões para toda a festa que se faz em torno do filme neste dia 18 de dezembro já foram mais do que comentadas pelos blogs e sites especializados: efeitos especiais, técnica 3D e captura de performance, um mundo imaginário totalmente construido virtualmente e claro, o homem por trás de "Titanic". Vamos ver quais foram os filmes mais esperados de 2009, sendo que o primeiro lugar já foi revelado. Ah, em breve, a crítica de "Avatar"

10 - Michael Jackson's This is It (30/10/09)
Dir.: Kenny Ortega

Na verdade, o filme de Michael Jackson nem era para estar numa lista de 2009, já que a princípio não iríamos ver filme nenhum nunca. Mas a morte do cantor, no dia 25 de junho deste ano, começou a criar expectativas em torno do que seria feito com o material gravado dos ensaios do que seriam os últimos shows da carreira do Rei do Pop. Resultado: burburinhos, comentários e boatos, além de filas gigantescas no dia 30 de outubro para conferir as últimas performances de Michael.

**"This is It" iria ficar em cartaz apenas duas semanas, em algumas cidades restritas, mas o sucesso do documentário expandiu esse prazo em mais duas semanas em alguns locais. Infelizmente, ele não pôde ser considerado para muitas premiações nos Estados Unidos, por ter perdido o prazo de inscrição, como o Oscar.

09 - Do Começo Ao Fim (27/11/09)
Dir.: Alouizio Abrantes
Desde que o trailer e algumas cenas do filme foram parar na internet, não se falava outra coisa no cinema nacional: o filme com o Fábio Assunção que ia falar dos irmãos gays. O polêmico "Do Começo ao Fim" causou ainda mais burburinho cada vez que teve sua estreia adiada esse ano - e olha que foram algumas consideráveis vezes. Quando finalmente chegou, surpresa, um filme vazio de roteiro que mostrava a história que estava explícita demais em relações sexuais dos protagonistas. Toda a expectativa foi por água abaixo. Polêmica por polêmica sempre tem no Programa do Ratinho...

**O filme ia concorrer na mostra competitiva do Festival do Rio 2009, mas não ficou pronto a tempo. Dizem as más línguas que o filme encontrou um patrocinador que não quis se identificar para não ter o seu nome e nem o de sua empresa envolvido em toda a polêmica que o filme criou.
08 - X-Men Origens: Wolverine (30/04/09)
Dir.: Gavin Hood
O filme "X-Men: O Confronto Final" terminou de uma maneira tão abrupta que os fãs mal podiam esperar por um novo filme da franquia. O mundo, então, foi à loucura quando a Marvel revelou que seria produzido um filme solo do mais amado dos X-Men, o Wolverine. Junto a isso tinha a possibilidade de ver Hugh Jackman brilhando sozinho no papel que ele nasceu pra interpretar. A expectativa e a ansiedade dos produtores de colocar logo o produto no mercado resultou em um filme sem muitas novidades, com muitas histórias paralelas, mas que abre um novo leque de possibilidades para a franquia X-Men.

**"First Class" deve voltar a ter o diretor dos dois primeiros X-Men, Bryan Singer, e vai contar a história da primeira turma de mutantes combatentes do professor Xavier (isso mesmo, aqueles resgatados no fim de "Wolverine"). Agora, todas as expectativas que estavam sobre "Wolverine" estão agora sobre vilão do filme, "Deadpool", que deve ser o próximo a ganhar filme solo, antes mesmo de "Magneto".

07 - Star Trek (08/05)
Dir.: J. J. Abrahams.

O criador de "Lost" nunca escondeu a sua paixão pela série "Jornada nas Estrelas". Por isso, não foi surpresa quando ele foi contratado para dirigir o mais novo filme da franquia, o primeiro do novo milênio. Isso aconteceu durante as filmagens de "Missão Impossível 3"...em 2005! Daí se passaram quatro anos sem que o estudio e o diretor chegassem em acordos, até que finalmente o filme foi lançado, em 2009. E com que categoria foi lançado! Na minha opinião, "Star Trek" foi o melhor blockbuster de verão, possivelmente o melhor do ano.

** Esse é o primeiro filme da série em que os personagens principais não são interpretados pelos atores originais da saga Star Trek. A única exceção é Leonard Nimoy, que faz uma participação como o Spock do futuro, ou seja, ele mesmo. Nimoy não atuava nos cinemas desde 1991.

06 - Watchmen (06/03/09)
Dir.: Zack Snyder
"Watchmen" levou tanto tempo pra sair da gaveta, que era praticamente parte do arquivo morto de Hollywood. Muitos roteiristas chegaram a considerar a história em quadrinhos de Allan Moore infilmável. Era uma missão que, aparentemente, era impossível de realizar. Até que apareceu um visionário diretor que resolveru adaptar a Graphic Novel de Frank Miller, "Os 300 de Esparta". O resultado foi tão brilhante que Zack Snyder tinha que ser o homem certo para conduzir a adaptação. "Watchmen" é loooongo, chocante e maçante algumas horas, mas o resultado final é um espetáculo visual digno das histórias em quadrinhos. Saldo positivo entre mortos e feridos.

**O filme foi lançado em uma época um tanto quanto obscura no cinema, março, mês que não costuma lançar bons filmes no mercado. Ao mesmo tempo essa serve como uma preparação para o verão e um blockbuster de 3 horas talvez não se encaixasse no verão americano.

05 - Bastardos Inglórios (09/10/09)
Dir.: Quentin Tarantino

Outro que estava esperando uma chance de ver a luz do dia é "Bastardos Inglórios", filme de Quentin Tarantino que está sendo considerado por muitos como o melhor filme do diretor. Se é o melhor ou não, ainda não há como dizer. O que pode ser dito é que muitos esperaram ansiosamente para ver nas telas a história dos guerrilheiros americanos sedentos por arrancar cabeça de nazistas. No fim das contas, Tarantino vingou todo mundo, judeus e não-judeus, mesmo que apenas no cinema.

**O filme quase teve no elenco atores como Leonardo DiCaprio, Adam Sandler, Michael Madsen, Tim Roth e Nastassja Kinski. Alguns tiveram que recusar por conflitos de agenda, outros foram descartados por Tarantino. É o caso de DiCaprio, que iria interpretar Hans Landa, se o diretor não tivesse dado preferência a um ator alemão.

04 - 2012 (13/11/09)
Dir.: Roland Emmerich

O mundo vai acabar. De novo. Nós fomos avisados. Dessa vez a catástrofe tem data e tudo: 21/12/2012. Quer mais? Pela primeira vez o Brasil ganha destaque na catástrofe mundial (mesmo que em uma pontinha). Tudo isso levou multidões a aguardar fielmente a estreia de "2012", que tem efeitos especiais de tirar o fôlego de quem assiste. Apesar do dúbio final, o filme nem é de todo ruim. Tem uma galera que chia pra ele, mas que eles esperaram muito pra ver esse filme, ah, isso eles esperaram. Vai dizer que os cartazes com o Cristo Redentor sendo destroçado não chamou sua atenção? Lembrando também que o filme gerou um bordão exaustivamente repetido: "Ah, o mundo vai acabar em 2012, mesmo...".

**Apesar da apologia ao calendário maia, no filme essa referência aos antigos povos americanos é muito pouco explorada. O que se fala mais é de uma possível catástrofe climática originária do sol e do núcleo terrestre. O filme praticamente "esmaga" em 2012 uma série de teorias científicas e correntes religiosas que podem acontecer a qualquer momento, não exatamente em 2012.

03 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (15/07/09)
Dir.: David Yates

O sexto capítulo da saga Harry Potter era para ter saído em novembro de 2008. Então imagina a euforia dos pottermaníacos quando souberam que iriam ter que esperar mais seis meses por uma nova aventura cnematográfica do bruxinho. Ficaram loucos, é claro. Quando o filme saiu levou a multidão aos cinemas e mostrou o sexto capítulo, infelizmente inferior ao anterior, "A Ordem da Fênix". David Yates prometeu um filme mais "sexo, drogas e rock'n roll" (palavras dele) e entregou um filme que precisa ser redescoberto em DVD. Destaque para o crescimento de Draco Malfoy e de Gina Weasley na história, além de um Harry Potter mais maduro. Um ótimo treinamento para os dois últimos filmes da saga.

**Como todo mundo já sabe, o último livro, "As Relíquias da Morte" vai ser dividido em duas partes.O primeiro filme vai terminar no ponto em que Harry e Hermione são achados na floresta por Comensais. É possível que esses sejam os filmes com mais detalhes de toda a saga e cogita-se o mesmo sucesso de "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" - inclusive no Oscar!

02 - A Saga Crepúsculo: Lua Nova (20/11/09)
Dir.: Chris Weitz

Não importa se você gosta ou não de "Crepúsculo", o fenômeno é inegável. A saga escrtia por Stephenie Meyer exerce uma atração poderosíssima em adolescentes que lotaram os cinemas e fizeram de "Lua Nova" a maior bilheteria do ano (até agora). Os produtores do filme sabem do potencial que a franquia dos vampiros tem e é capaz de a saga se estender até além do quarto filme, "Amanhecer". Só podiam tentar fazer um filme melhor, porque "Lua Nova", apesar de mais maduro e melhor que o primeiro, ainda é um filminho para atrai adolescentes. Sendo esse o intuito, beleza. O problema é a saga querer levar seus filmes para um patamar mais sério, enquanto Robert Pattinson, Kirsten Stewart e Taylor Lautner vão parar nos quartos das meninas. Os filmes ainda são ruins, mas são fenômenos com certeza. Ano que vem tem mais.
**Conta-se que a diretora Catherine Hardwick não pôde dirigir o segundo filme da saga por conta de conflitos de agenda. mas muitos dizem que ela abandonou mesmo o projeto porque não queria entregar um filme tão rápido para o mercado, o que poderia comprometer sua visão da história. "Lua Nova" foi lançado um ano após "Crepúsculo".

01 - Avatar (18/12/09)
Dir.: James Cameron
Que me desculpem os pottermaníacos e os twilighters. "Avatar" é, de longe, o filme mais esperado do ano. Com efeitos especiais, milhões de dólares investidos e uma história mantida em um sigilo admirável, dadas as circunstâncias da circulação de informação do século XXI. Não deve ser um fenômeno semelhante ao da saga Crepúsculo ou dos anos de fidelidade construídos por Harry Potter. Muitos crítico inclusive desaprovaram o enredo, mas a grande maioria aponta "Avatar" como um dos maiores clássicos de James Cameron - se bem que ele só tem clássicos mesmo no currículo. Cameron inventou um planeta novo, com ecossistema próprio e habitantes únicos, que contam inclusive com seu próprio dialeto, inventado por um linguista de verdade! O diretor não poupou esforços para contar a história que queria e o sucesso deve se confirmar assim que a lista do ranking da semana for divulgada. Go Na'vis!

**A intenção inicial de James Cameron era rodar Avatar em 1999, logo após "Titanic". Entretanto na época os efeitos especiais necessários teriam um custo em torno de US$ 400 milhões, o que inviabilizou o projeto. James Cameron se convenceu de que os efeitos especiais tinham atingido a qualidade desejada ao assistir o personagem Gollum, em "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres". "Avatar" é o primeiro filme a ser exibido no Brasil em 3D com legendas.

Um comentário:

cineamador disse...

Avatar conseguiu superar 2012 na reta final, na minha opinião. Mesmo porque o segundo foi bem aquém das expectativas.

Te add no blogroll do Cineamador! Abraços.