domingo, 20 de novembro de 2011

4 anos!!!!


Quando eu comecei a escrever este blog, eu utilizava um HTML limitado de uma versão bem antiga do Blogger, atualizado nos computadores gratuitos da faculdade e um banner no topo feito no paint. A evolução das coisas fez muitas mudanças no processo de como os textos são publicados. Blogs ganharam importância nunca antes vista na história da internet e passaram a ser “formadores de opinião” – ou seria “contribuintes” dessa formação? A única coisa que não mudou, claro, foi a paixão pelo cinema e a vontade de escrever. Tudo isso é compartilhado mundo a fora com outros blogueiros que, em quatro anos, também presenciaram mudanças tecnológicas, viram filmes passar num piscar de olhos e, claro, acompanharam a evolução deste que vos fala no desenvolvimento do Cinemarcos.

Por isso, chamei quatro pessoas para falar de tudo isso aí! Cinema, texto, internet, blogs, tecnologia e me ajudar a celebrar o aniversário de uma empreitada que começou há um tempo atrás, no coração e na mente de um calouro de jornalismo.



"Mesmo sendo o avô das redes sociais, os blogs são interativos, informais, pessoais e profissionais - tudo ao mesmo tempo. Como normalmente são feitos a partir de ferramentas simples de elaboração e publicação, os blogs usam a sua simplicidade para valorizar a informação e o debate acima de tudo. Para o blog não importa se há 125 maneiras diferentes de interagir com a página, se há um flash super desenvolvido fazendo a logomarca se movimentar, se há ferramentas em 3D aqui e acolá. Na verdade, poucos blogueiros sequer sabem como essas coisas funcionam. Para a grande maioria, o que importa é o conteúdo e a maneira como esse conteúdo é lido, reapropriado, debatido, comentado, replicado... E acredito que é exatamente isso - informação, debate e troca - que faz com que os blogs sejam ainda hoje uma das ferramentas mais importantes da internet e da forte cultura participativa que estamos vivendo".
Ariane Holzbach - doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e uma das autoras do site Clipestesia.

 "Essa paixão por escrever eu vejo como um aprendizado pra mim. Eu analiso a mim mesmo. Eu me identifico com o que vejo e, para isso, eu acabo refletindo muita coisa em minha vida. Eu gosto de me "encontrar" em histórias que idealizo no telão, é onde me sinto seguro. E falar de cinema sempre foi um hobbie pra mim, desde pequeno. Não vejo como uma obrigação. É um tesão, na realidade. É algo incondicional. Por isso dizem que cinema é magia. A criação do Apimentário foi um projeto pessoal mesmo, pois sempre tive o prazer em refletir abordagens sexuais através da Sétima Arte. Acho interessante a possibilidade de provocar o espectador através de análises sobre filmes temáticos, sensuais e até polêmicos".  
Cristiano Contreiras - jornalista, autor do blog Apimentário.

"Sempre gostei de cinema. Lembro o primeiro filme que assisti em uma telona. Foi O Rei Leão. Agora não me pergunte o ano... Mas foi há cerca de oito anos, em 2003, que eu me tornei um cinéfilo. Daí partir imediatamente para escrever sobre cinema porque me ajudava a fixar mais a minha opinião sobre os filmes. Comecei a ler e me interessar cada vez mais. Em 2005 ingressei pra faculdade de Jornalismo, me formei e hoje sou crítico amador. Vou ao cinema em média duas vezes por semana (em cabines para imprensa e como público) e escrevo sempre que possível, já que o tempo continua cada vez mais escasso. Não reclamo, pois estou em um momento de crescimento profissional e pessoal. Mas sempre que posso dou uma fugidinha para o cinema. E sempre que não posso ir, dou um jeito de assistir a um DVD ou à TV à cabo em casa mesmo. Um fato curioso da minha vida é que eu pedi a minha namorada em namoro durante uma sessão do filme A Vila, do polêmico diretor M. Night Shyamalan. Isso aconteceu há exatamente seis anos, dois meses e quatro dias. Isso rendeu bons frutos e hoje somos casados e ela também adora cinema."
Anderson Siqueira - jornalista, autor do blog Cinestesia 


Ver vários comentários em uma postagem... Acessar o Google Analytics e ver que seu blog é lido até fora do Brasil e que o número de acessos já ultrapassa as seis casas decimais... Receber vários RTs nos links que você twitta... Com tudo isso não falta é motivação em nós blogueiros para postar cada vez mais. Comecei meu "jornal virtual" ainda nos tempos da faculdade e já se vão quase quatro anos falando sobre música gospel, seja analisando CDs e DVDs ou fazendo cobertura de grandes eventos (o que é ainda mais motivador por poder sair da frente do PC e ir onde está a notícia). O reconhecimento é bom, mas o que realmente me motiva é poder desbravar a mata fechada que é o jornalismo gospel, algo ainda muito preso às denominações e que só vive do simples CTRL+C CTRL+V. Ao longo desse tempo, consegui ainda uma equipe sólida e interessada em fazer a diferença assim como eu. É isso que me motiva: minha paixão pela música, a vontade de informar sobre o que está acontecendo e fazer um jornalismo gospel sério. Dificuldades existem, mas poder escrever sobre o que a gente gosta e ainda poder contar com amigos (assim chamo meus colaboradores) é algo que não tem preço e me faz querer acordar, já pular pra frente do PC, digitar www.blogger.com e escrever até não poder mais. Afinal, blogueiro que é blogueiro tem que ser apaixonado pelo que faz.

Rafael Ramos - jornalista, criador e editor do site Gospel no Divã

Com tantas opiniões variadas, faço das palavras dos amigos as minhas palavras. E que venham mais quatro anos!!

6 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Com grande prazer MESMO que venho ver esse espaço - um dos meus blogs prediletos - todo reformulado. O visual está elegante, bem temático e interessante! Parabéns mesmo pelo trabalho e dedicação. Gostei!!!!

Um abraço, amigo!

Ccine disse...

Parabéns por essa data especial, completar 4 anos no ar sem incentivo financeiro é mesmo só para apaixonados.
No dia que acaba o projeto lindo de Mauricio Saldanha que parou com o Cabine Celular conhecer seu blog é um alivio motivador, pois sempre tem aqueles momentos que pensamos em parar.
Já coloquei seu blog na lista dos recomendáveis no meu e vou acompanhar-lo com carinho.
Abraço e ótima sacada colocar os 4 jornalistas para falar sobre blogs, internet e afins.

Gospel no Divã disse...

Parabéns Marcão! Que Deus te abençoe e muito sucesso com o Cinemarcos. Ainda vamos ver você diretamente da cerimônia do Oscar

Ari Holzbach disse...

É um prazer imeeenso fazer parte dessa comemoração Marcos, super parabéns!

E estou doida pra ler a edição dos 10 anos do blog... imagine até onde chegará o poder desta ferramenta :-)

Anderson Siqueira disse...

Parabéns por tudo, caro Marcos! Obrigado pelo espaço e por poder compartilhar contigo o que eu sinto pelo cinema. Como viram, a telona significa muito pra mim. E o mais bacana é quando encontramos pessoas como você no nosso caminho, que apesar de nos conhecermos pouco pessoalmente, já sei que é um homem de boa índole e que por isso vai longe. Lembro até hoje do único dia que nos vimos pessoalmente. Você entrou na minha sala de surpresa... ficando meio boiolístico este comentário aqui. Hehe!
Te considero bastante. Mais uma vez, parabéns e sucesso na vida!
Forte abraço.

Marcos Nascimento disse...

Galera, eu que agradeço a participação de vocês não só no blog, mas em tudo!