O Marcos






Olá. Acho legal começar tudo com um Olá. Tudo bem com você?

Eu sou o Marcos Vinícius do Nascimento, jornalista por opção e cinéfilo convicto desde que me entendo por gente. Nasci e fui criado no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e encantadora. Seja bem-vindo ao blog, espero que se divirta lendo tanto quanto eu escrevendo.

O interesse pelo cinema veio há muito tempo. Desde criança eu já me interesso pela Sétima Arte, mesmo sem saber direito a sua dimensão. Eu me lembro de cenas detalhadas de Olha Quem Está Falando (1989), primeiro filme que eu vi no cinema. Ou acho que vi, já que apenas flashes vêm na minha cabeça, mas juro que eu estava na sala de cinema quando o filme foi projetado! Depois disso, fui ao cinema apenas duas vezes na minha infância, para ver O Rei Leão (1994) e Titanic (1997). Lembro-me da euforia em querer assistir ao melhor filme de Efeitos Especiais (para mim, com menos de 10 anos!), Independence Day (1996) e das incontáveis vezes que assisti a A Múmia (1999).

Foi em 2001 que eu resolvi dar um passo importante em relação à minha própria vida, decidindo ir pela primeira vez ao cinema sozinho. Tinha treze anos e o filme em questão que eu assisti naquele dia foi Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Desde então, não só virei mais um ‘pottermaníaco’, como começou aquilo que eu nunca mais largaria: a paixão pelos filmes e o prazer de ir ao cinema. Passei a buscar todas as fontes de informação, desde livros e revistas, até, mais tarde, a internet.

Hoje, tento conciliar jornalismo e cinema na carreira. Já fui redator de notícias do Cinema com Rapadura e escrevi matérias para o Funtástico. O Cinemarcos existe desde 20 de Novembro de 2007, quando dei a mim mesmo a missão de praticar a profissão que eu queria seguir. E cá estou eu! ^^

Filmes são parte de mim, parte da minha vida e de quem eu sou. Apesar disso, não tenho esse ou aquele filme preferido - embora admita: tem uns que eu gosto mais! Gosto de alguns por terem algum sentido especial e de todos por serem filmes. Tomara que eu consiga mesmo seguir falando de cinema enquanto eu puder e enquanto ele existir.

"Falar de cinema é mais do que um exercício, é devotar paixão à arte mais global que existe. Cinema é arte e diversão, cultura e educação ou apenas entretenimento. Pode fazer você pensar, rir, chorar, refletir, sonhar, imaginar, esquecer. Cinema é isso, emoções e razões para todos os gostos, mas, para mim especialmente, a razão de uma vida." Marcos Vinícius, ou seja, eu.