terça-feira, 17 de novembro de 2009

Veja a história dos símbolos dos estúdios de Hollywood

Você conhece a história por trás do famoso leão da MGM? E do menino que pesca no logotipo da Dreamworks? Você sabe quem é a mulher que aparece no logo da Columbia? Não? Então vai saber agora.

MGM - Metro-Goldwyn-Meyer

Quem é o leão que aparece rugindo antes dos filmes da Metro-Goldwyn-Mayer?
O leão Leo foi o mais utilizado pelo estúdio, mas o símbolo foi interpretado por 5 leões desde a sua estreia, em 1924. O primeiro se chamava Slats – e não rugia. Slats fez a abertura dos filmes da MGM na época do cinema mudo, entre 1924 e 1928.

O primeiro rugido foi dado pelo leão Jackie, em 1928. Apesar de os filmes ainda não possuírem som, um funcionário do cinema ficava responsável por tocar a gravação do rugido assim que o logo aparecesse na tela. Tanner foi o terceiro leão, sucedido por um animal anônimo. Desde 1957, é a imagem de um leão batizado de Leo que aparece nas aberturas da MGM rugindo dentro de um arco, onde pode ser lida a inscrição em latim “Ars Gratia Artis” (”A arte pela arte”).

O nome é tirado das três companhias que formaram a fusão para o MGM Studios em 1924: Metro Picture Corporation (formada em 1915), Goldwyn Picture Corporation (1917), do famoso Samuel Goldwyn, e Louis B. Mayer Pictures (1918), sob o controle do magnata dos cinemas Marcus Loew.

DREAMWORKS SKG

A DreamWorks surgiu em 1994, criada por Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen. Inicialmente, Spielberg pensou na imagem de um homem adulto pescando na Lua – uma imagem arrojada, gerada por computação gráfica. No entanto, um funcionário de Spielberg sugeriu um logotipo pintado à mão e recomendou o amigo Robert Hunt para fazer o trabalho.
Robert não só pintou o logo alternativo como usou a silhueta de seu filho, William. E é ele que pode ser visto nas telonas, pescando na lua.
Aliás, a sigla “SKG” - localizada abaixo do nome “DreamWorks” – é formada pelas iniciais dos fundadores da companhia – Spielberg, Katzenbgerg e Geffen.

Quando um filme é produzido pela DreamWorks Animation Studios, o nome aparece em letras coloridas. Variações do logo apareceram ao longo dos anos, com o menino voando em balões ou assustado com o ogro verde Shrek, outro símbolo do estúdio.


20th CENTURY FOX

O desenho do nome das duas companhias que se uniram para fundar o estúdio – a 20th Century e a Fox Films – cercado por holofotes foi criado pelo artista Emil Kosa Jr. Além de criar o logotipo, Emil fez o desenho da Estátua da Liberdade em ruínas que aparece no final do filme (ops!) “Planeta dos Macacos”(1968). O artista também ganhou o Oscar de Efeitos Especiais pela superprodução “Cleópatra” (1964).
Porém, mais famosa que a logomarca é a trilha sonora tocada junto com ela. A marcha tocada por uma fanfarra foi composta por Alfred Newman, diretor musical da United Artists na época e tio de Randy Newman, que se tornaria um dos maiores compositores de filmes da Disney.

A escultura da Fox também sofre variações conforme o filme. Em "O Dia Depois de Amanhã", a logomarca fica azul e uma tempestade começa a aparecer ao fundo; No filme "Duro de Matar 4.0", os holofotes da logomarca se deslocam para fora; Já em "Os Simpsons", o personagem Ralph Wiggum cantarola a trilha famosa enquanto, ao fundo, é executada a melodia original; Na abertura de "A Era do Gelo 3", a logomarca é cercada por pinheiros cobertos por gelo, e os holofotes são miniaturas de vulcões.

PARAMOUNT

A montanha da Paramount é o logo mais antigo ainda mostrado nas telas de cinema. A chamada “Montanha Majestosa” existe desde 1914 e foi esboçada por W.W. Hodkinson, presidente e membro fundador da Paramount Pictures.
A imagem original foi inspirada pela montanha de Ben Lomond, localizada no estado de Utah. Mais tarde, a arte foi substituída por outro desenho, inspirado pelo pico Artesonraju, localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru.

O logotipo original era cercado por 24 estrelas – simbolizando as 24 estrelas de cinema contratadas pela companhia na época. O número depois foi reduzido para 22 estrelas.

WARNER BROS.

A Warner Bros. foi criada em 1923 por quatro irmãos, imigrantes judeus da Polônia, determinados a fazer fortuna na América. O logotipo original mostrava um escudo com as iniciais “WB” (”WarnerBrothers” ou “Irmãos Warner”) abaixo de uma foto do estúdio na época.
A foto foi removida e as iniciais “WB” ganharam mais espaço dentro do escudo nos anos 30. Quando osfilmes tornaram-se coloridos, o logotipo foi pintado com um tom de sépia. O escudo foi modificado diversas vezes e atualmente exibida é a 11ª versão do modelo.

Em alguns filmes, a Warner apresenta os acordes iniciais de "As Time Goes By", canção do filme "Casablanca", um símbolo do estúdio.


COLUMBIA PICTURES

“Columbia” é um neologismo inglês, originado do nome do descobridor da América, Cristóvão Colombo, e é também um conhecido símbolo feminino dos Estados Unidos da América.
Criada em 1924, a musa inspiradora da primeira “Dama da Columbia” é desconhecida – na arte original, ela aparecia com uma bandeira dos EUA , substituída em 1949 por um manto neutro. A atriz Jane Bartholomew declarou que seu rosto serviu de inspiração para a imagem. Outra que reclamou o posto foi a atriz Amelia Bacheler. Nas décadas de 70 e 80, a “Dama da Colúmbia” foi substituída por uma versão estilizada e minimalista. A imagem atual foi redesenhada em 1993 por Michael J. Deas. Desta vez, a modelo foi a dona-de-casa JennyJoseph, cujo rosto foi redesenhado por meio de computação gráfica.

Em alguns filmes, a Columbia aparece associada à produtora TriStar. A TriStar surgiu quando a Columbia Pictures, ainda subsidiária da The Coca-Cola Company, decidiu se associar à HBO e à CBS em 1981 para dividir os custos de produção de filmes. Em 1989 foi comprada pela Sony juntamente com a Columbia Pictures, mas continuaram a utilizar nomes independentes. Em 1998, a TriStar se uniu com a Columbia Pictures, formando a Columbia TriStar Pictures. Em 2004 a TriStar foi retomada com outras ênfases. Seu famoso logotipo é um pégaso voando em direção à tela.

UNIVERSAL PICTURES

A Universal Studios foi criado em 1912 por Carl Laemmle, com a junção de sua empresa IMP com várias outras, dentre as quais estavam a Bison 101, a Nestor e a Powers. Ó estúdio é famoso pelos filmes de monstros da década de 1930.

O motivo do símbolo é óbvio: o nome da empresa em frente ao globo terrestre. A ideia era fazer a Universal circundando a órbita da Terra, como um anel. No começo, o nome girava em todo o globo. Depois passou a sair de trás dele passando a se posicionar na frente.

Nenhum comentário: