domingo, 8 de novembro de 2009

Top 10 - Melhores Posts do "Cinemarcos" em 2 anos

O Cinemarcos comemora 2 anos este mês. Como você deve ter notado, caro leitor que insiste em acompanhar esse blog, ele está de roupa nova pra festa, que na verdade é dia 20 de novembro. Voltei um pouco às raízes, com os banners inspirados em filmes. E para começar essa viagem que eu chamo de comemoração, por estar escrevendo por 2 anos seguidos aqui sobre a nobre sétima arte, separei um Top 10 especial. Os 10 MELHORES POSTS DO CINEMARCOS, escolhidos por mim mesmo. E se voce acha que é fácil julgar a si mesmo, eu digo que não. Escolher entre os seus melhores textos é algo altamente complexo. Mas, depois de muito pensar, escolhi os meus favoritos e, me surpreendi com a escolha do vencedor. Então, vamos começar a festa.


O "Curiosidades" começou com um clássico, "...E o Vento Levou", mas não poderia deixar de ter um dos clássicos do cinema moderno. "Matrix" mudou a forma de se fazer cinema com efeitos especiais no século XXI (mesmo que o filme seja de 1999). Além disso, mudou tambem a forma como encaramos o mundo. Então nada mais justo do que um compilado de curiosidades que cercam o filme, o que dá um grande caldeirão de informação e conhecimento.

Trecho Favorito: "Reza a lenda do cinema que TODO e QUALQUER filme, ator ou atriz tem um grau de relação com o ator Kevin Bacon. Com Matrix não poderia ser diferente: A placa do carro dos agentes é 70858 - e a data de aniversário de Kevin Bacon é 8 de Julho de 1958! (o mês vem antes da data nos EUA) A lenda é verdadeira. Um site procura qualquer ligação entre os atores e Kevin Bacon. Só clicar em Oracle of Bacon."

9 - "Biblioteca - O Clube do Filme"
Postado em 27 de junho de 2009.
http://cinemarcos.blogspot.com/2009/06/biblioteca-o-clube-do-filme.html

David Gilmour escreve em "O Clube do Filme" sobre como conseguir a atenção do filho através do cinema. O garoto larga a escola com o consentimento dos pais se, e somente se, eles virem um filme todo fim de semana. O que podia ser só um programa pai e filho vira uma jornada de descobertas e autoconhecimento. O post foi feito logo após o término do livro, com direito a um e-mail do próprio David Gilmour!

Trecho Favorito: "Lendo esse livro me dei conta de que muito do que eu sei vem do cinema. Meu discurso, minha forma de escrever, meu olhar sobre o mundo, formas de interações amorosas, minha despretensão, minha forma de olhar as coisas. Tudo vem do cinema. O livro me mostrou que não sou nenhuma pessoa anormal por gostar de cinema: é uma forma linda e pessoal de ter um olhar sobre o mundo."

8 - "Passagem Para a Índia"
Postado em 18 de Janeiro de 2009.
http://cinemarcos.blogspot.com/2009/01/passagem-para-ndia.html1/passagem-para-ndia.html

É janeiro e estamos prestes a ser invadidos por coisas da Índia por conta da nova novela das oito da época. "Caminho das Índias" já acabou mas deixou um legado que vai ser dificil de esquecer por um tempo. Podemos dizer que esse legado já é eterno com o cinema indiano que, esse ano, viu um de seus "derivados" ganhar o Oscar de Melhor Filme, "Quem Quer Ser Um Milionário?". Bom para quem gosta do gênero, bom para divulgação do cinema indiano no mundo. Só pra ressaltar, a matéria foi originalmente escrita para o Cinema com Rapadura.

Trecho Favorito: "O cinema na índia ainda é ajudado por alguns fatores. O bilhete de cinema é um dos mais baratos do mundo e eles contam com uma vantagem populacional, com mais de 1 bilhão de habitantes. Bollywood é o cinema falado no idioma oficial indiano, o Híndi, o que facilita a difusão desse gênero específico. Os outros moldes de cinema estão também baseados nos outros 21 idiomas e dialetos falados na Índia."

7 - "O Poderoso Chefão em Tela Grande no Palácio"
Postado em 30 de setembro de 2008.
http://cinemarcos.blogspot.com/2008/09/o-poderoso-chefo-em-tela-grande-no.html

Pra quem nasceu no fim do século XX, assistir a um filme como "O Poderoso Chefão" em tela grande é uma honra tremenda. Imagina se a cópia assistida for uma versão restaurada do acervo do próprio Coppola? Imagina ainda se essa for uma das últimas exibições feitas em um dos maiores cinemas do Rio, o Palácio? Digo mais: imagina todas essas experiências acontecendo em uma das melhores ediçoes do Festival do Rio? O que dá tudo isso? Um post magnífico!
Trecho Favorito: "Não posso julgar, não cheguei nesse nível, e pra julgar Marlon Brando você precisa ser Marlon Brando, e isso acho que nunca daria pra mim. Sou um mero espectador que teve a honra máxima da sua vida num festival, que dentre tantas estréias e filmes aguardados do mundo todo, ainda venera um dos maiores clássicos da história. Nota: Quem sou eu pra dar nota."

6 - "Não é Mais uma Paródia de Sucesso"
Postado em 23 de Abril de 2008.
http://cinemarcos.blogspot.com/2008/04/no-mais-uma-pardia-de-filmes-de-sucesso.html

Falar de filmes paródia e pautar eles. Um gênero que cresce no cinemão americano, que graças ao bom Deus deu uma parada. Na verdade mesmo, nem todos eles são ruins, alguns dão até pra assistir e rir. Mas, se os filmes são tão mal produzidos, porque ainda levam pessoas ao cinema e as fazem rir à valer, principalmente no Brasil? Essa incógnita vai persistir ainda por algum tempo, mas discutir a existencia de filmes como esses ainda vale a pena.

Trecho Favorito: "Uma Comédia Nada Romântica (Date Movie) chegaria às telas do cinema parodiando todos aqueles clichês de filme romântico,entre eles Bridget Jones, Penetras Bom de Bico e todos os do Hugh Grant, mas não se sabe exatamente o que Kill Bill fazia no filme. Depois desse veio (ooooh) Deu a Louca em Hollywood (por essa ninguém esperava). Epic Movie trouxe à tona do besteirol Harry Potter, Piratas do Caribe, As Crônicas de Nàrnia, O Senhor dos Anéis , A Fantástica Fábrica de Chocolate e uma pá de filmes de fantasia. "

5 - "Leões e Cordeiros - Quem é Quem?"
Postado em 21 de novembro de 2007.

Olha só a data deste post. Efetivamente o primeirão do Cinemarcos e um dos melhores textos que escrevi. Basicamente por dizer a verdade e tratar de assuntos que ninguem quer discutir. "Leões e Cordeiros" é um filme político, mas é sensacional e delicioso de assistir. Sem falar nas atuações de Cruise, Streep e Redford. Claro, toda a trama do filme é centrada na política americana, em um mundo cercado pelas tensões da era pré-Obama. O post foi escrito há tanto tempo que tá todo mal formatado. Mas ele vai ganhar uma reedição pra comemorar os 2 anos do blog.

Trecho Favorito: "Para os brasileiros, a guerra do Iraque nem é tão impactante no nosso cotidiano. mas é só fazer as ligações. Se os apontamentos feitos pelo filme são verdade, então as questões sobre o imperialismo americano que tanto se tem discutido podem ter um fundo de verdade também. Mas é essa a graça do cinema: nos filmes, mesmo as coisas que não fazem o menor sentido podem ser verdadeiras. O importante é pensar."

4 - "Intrigas de Estado [e do Estado - Crítica à Decisão do STF]"
Postado em 19 de junho de 2009.
http://cinemarcos.blogspot.com/2009/06/intrigas-de-estado-e-do-estado-critica.html

Imagina você sendo um estudante de jornalismo que assiste a uma aula da profissão no cinema moderno, como é com "Intrigas de Estado". Aí você todo empolgadão recebe a notícia de que o Supremo Tribunal Federal - que deveria estar resolvendo questões muito mais importantes - simplesmente cancela a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. É ou não pra ficar frustrado? Além de ir às ruas e protestar, dá pra falar disso também numa crítica de cinema e ei-la.

Trecho Favorito: "Talvez os nossos queridos ministros do supremo achem que é simples arrancar uma confissão de um entrevistado, conseguir um enconto com alguém importante, ou que qualquer pessoa possa ser mesmo capaz de passar credibilidade ao falar de um escândalo político. O STF se engana redondamente, ao tratar os jornalistas formados como simples técnicos da informação, mesmo que eu também reconheça que conta muito a vocação. "

3 - "Why So Serious? - Batman - O Cavaleiro das Trevas"

O melhor filme de 2008. É assim que podemos definir "Batman - O Cavaleiro das Trevas", por mais que as academias de cinema do mundo digam o contrário. Claro que uma crítica desfavorável também é bem vinda, mas o que acontece quando todo mundo faz criticas positivas em relação ao filme? Ignorar que o filme é bom é o mesmo que negar a importancia dos quadrinhos na industria do cinema de hoje. Afinal, pode nao parecer, mas é esse cinemão que sustenta filmes menores e ditos "melhores".

Trecho Favorito: "Ledger construiu um vilão psicótico e descontrolado, que serve como gancho principal para a desordem que se instala em Gotham. O Coringa de O Cavaleiro das Trevas vem representar aquele lado obscuro que todos tem dentro de si mas é controlado pela consciência e pelo caráter. Até que ponto alguem pode ser corrompido? É o que o Coringa tenta responder. E sim, Heath Ledger merece um Oscar Póstumo."

2 - "Bastardos Inglórios"

Tarantino, baby. Um dos filmes mais recentes que eu assisti no cinema e provavelmente um dos mais brilhantes. "Bastardos Inglórios" está sendo considerada a obra prima de Tarantino e o resultado de anos de amadurecimento do diretor mais pop do mundo. Fora a magnífica e cativante atuação de Melanie Laurent, que deixa qualquer um babando por Shosana Dreyfuss, sua personagem. No mais, todo mérito a Brad Pitt, Michael Fassbender e grande elenco para um dos melhores filmes de 2009.
Trecho Favorito: "Pois é, ninguém imginava que ele faria de novo. Ninguém pode ser tão brilhante assim a ponto de erguer um filme do nada existencial entulhado numa gaveta. Mas não estamos falando de qualquer ninguém aqui. É de Tarantino, baby. Quentin Tarantino. "

And the Winner is:
1 - "Festival do Rio - Dançando com o Diabo"
Postado em 09 de outubro de 2009.
http://cinemarcos.blogspot.com/2009/10/festival-do-rio-dancando-com-o-diabo.html

Difícil um estrangeiro falar exatamente como é a vida em um local fora de seu país de origem. Pois esse documentário não apenas consegue isso, como esfrega na cara do carioca como é a rotina nua e crua da sua cidade. "Dançando com o diabo" é tão impactante que pra mim foi o melhor filme do Festival do Rio 2009, A crítica escrita ganhou elogios até do produtor do filme e isso me deixa com orgulho do meu trabalho. Foi com esse post que aprendi uma lição muito, mas muito valiosa. Blog já foi pessoal, hoje em dia isso não existe mais e todo conteúdo é de todo mundo. Já o Rio, esse segue com guerras particulares da violência urbana e helicópteros sendo derrubados por aí.

Trecho Favorito: "O julgamento fica para a população que convive com isso todos os dias. A mesma população que vai ao cinema, na premiére do filme, bem vestida e saída de seus carros importados e suas luxuosas casas na Zona Sul. A mesma população que ajuda o tráfico a se manter, que elege maus governantes, que compactuam com a corrupção, quando elas levam vantagens. A mesma população que aplaude um incrível e belíssimo documentário, mas sai da sala de projeção de mãos atadas, querendo mas não podendo agir."

Nenhum comentário: