segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Burn After Reading


Algumas fórmulas de sucesso no cinema sempre se repetem. Diretor tal, trabalhando com atores tais em roteiro semelhante a tal. O mundo, então, cria expectativas naturais sobre o próximo filme desse diretor ou daquele ator/atriz. Mas não há expectativas que superem a espera por um novo filme dos irmãos Coen. Eles são os que criaram um estilo próprio de contar as suas histórias (de maneira subversiva, diga-se de passagem) e marcaram para sempre a década de 1990. Joel e Ethan Coen são originais e isso não se pode negar. Após ganhar o Oscar de melhor direção e roteiro por "Onde os Fracos Não Tem Vez", os Coen voltam a chamar a atenção em seu próximo filme, "Burn After Reading".

O fato de ser um filme dos mesmos diretores de "Fargo" já é motivo suficiente de atenção. Como se não bastasse, o elenco reune astros de potência máxima de Hollywood. Assim como foi com Javier Bardem, agora a badalação é em torno de George Clooney, Brad Pitt e John Malkovich. Tilda Swinton também está no filme, talvez uma confirmação de que sua carreira vai de vento em popa depois de seu primeiro Oscar por "Conduta de Risco". E ainda Francis McDormand, casada com Joel Coen, e já trabalhou com eles em "Fargo". Ou seja, o clima é de que estão todos em casa, trabalhando com amigos, jogando conversa fora. Nada melhor para um filme dos Coen.

O longa conta a história de Ozzie Cox, agente da CIA que resolve escrever um livro com as suas memórias e guarda todas as informações em um disco. Porém, esse disco é roubado pela própria mulher de Cox, que o perde na academia. Dois homens então acham as informações e começam a subornar o agente. John Malkovich é o agente da CIA e suas esposas (antes e depois do roubo) são vividas por Francis McDormand e Tilda Swinton. Brad Pitt é um dos homens que acham o disco na academia e George Clooney é um assassino contratado pela própria CIA pra resolver o assunto.

Baseado no livro "Burn Before Reading: Presidents, CIA Directors, and Secret Intelligence", escrito pelo almirante Stansfield Turner- que foi diretor da CIA de 1977 a 1981-, o filme traz mais uma vez a roteirização e direção compartilhada dos irmãos. O trailler já divulgado dá aquela expectativa boa que bons filmes trazem. Talvez seja esse um forte candidato ao Oscar 2009...talvez não, quem sabe. O longa tem data de estréia prevista nos EUA para o dia 12 de setembro desse ano. Por aqui, talvez saia só para dezembro, janeiro ou fevereiro. Mas enfim, a nós só resta esperar e conferir as novidades que vão saindo. Pelo menos, as impressões parecem boas, ou seja, um pingo de esperança no oceano das péssimas idéias em Hollywood.

Nenhum comentário: