terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eu Matei a Minha Mãe

J'ai tué ma mère"
(
Canadá, 2008). De Xavier Dolan. Com Xavier Dolan e Anne Dorval.

Não, este não é um post confessional, graças ao bo Deus. Mas o filme, sim. Embora o título mais engane do que esclareça, foi exatamente o nome do filme que me fez querer assistir a "Eu Matei a Minha Mãe", há um ano atrás, no Festival do Rio 2009. E eis que só agora o filme desembarca em algumas salas Brasil afora, mesmo que merecesse ser visto pelas multidões. Esse é o filme de estreia de Xavier Dolan, mais novo gênio do cenário cool cinematográfico - dentro e fora do Canadá. Com apenas 20 anos e com um filme quase autobiográfico, Dolan conseguiu ir parar na Quinzena dos Realizadores em Cannes e fazer a alegria de um zilhão de jovens apaixonados iguais a ele: cools o suficiente para não se importar com a opinião dos outros, fazendo um cinema inovador.

"Eu Matei a Minha Mãe" conta a história de Hubert, um adolescente perdido em meio às descobertas da juventude que odeia a mãe. Odeia mesmo. Todas as atitudes dela são repulsivas a ele. Mas como odiar a própria mãe? Isos não é pecado? É sobre esses questionamentos que o filme se desenrola. Hubert ama e odeia a mãe ao mesmo tempo. Ela, por sua vez, não colabora nem um pouco para que a relação dos dois se estabeleça com harmonia. O pai, ausente, vê a solução em mandar o garoto para um colégio interno.

O filme é brilhantemente rodado. Durante a projeção vemos as emoções de Hubert se desenrolarem em metáforas visuais, no melhor estilo Amélie Poulain. E ainda tem o problema de o rapaz ser homossexual e não ter contado à mãe. Quando a mesma descobre, o pior não é ela ter descoberto e sim de ele não ter contado. Um filme lindo, que o mundo não aprecia. Na parede do quarto do namorado de Hubert vemos ícones da chamada "cultura pop": James Dean. Coco Chanel, River Phoenix, referências a Van Gogh e até à Audrey Hepburn. Realmente não observamos o cinema canadense com cuidado. Uma coisa mais me chamou a atenção no filme. Quando o personagem diz "Todo mundo odiou a mãe em algum momento, seja por um ano ou por um segundo", ele está errado?

Só pra constar: "Eu Matei a Minha Mãe" é a escolha do Canadá para o Oscar 2010.

Nota: 9,0

Um comentário:

Película Criativa disse...

Estou muito curiosa para ver esse filme. Sem dúvidas é um dos principais concorrentes ao oscar de melhor filme estrangeiro, junto ao mexicano Biutiful e Uncle Boome da Tailândia.