terça-feira, 21 de junho de 2011

The Human Centipede

The Human Centipede – First Sequence

(UK/Alemanha, 2009) De Tom Six. Com Dieter Laser, Ashley C. Williams, Ashlynn Yennie, Akihiro Kitamura.

É, encarei o desafio de assistir a “The Human Centipede”.

Existem poucas coisas mais bizarras no cinema comercial do que esse filme, dirigido por Tom Six. Isso inclui toda e qualquer lembrança minha do extinto “Cine Trash”, programa do Zé do Caixão nos anos 1990 que mostravam filmes de terror B que exageravam no sangue e na escrotice. O filme já ganhou uma certa fama “cult” dentro do undergound do terror e dificilmente vai chegar aos cinemas no Brasil. Na verdade, fico procurando adjetivos para o filme mas só consigo pensar em um conselho para dar: não assista se não tem estômago bom para coisas assim. Sério. É que nem aqueles avisos nos brinquedos em parques de diversão: você sabe que vai passar mal, mas anda mesmo assim e passa mal depois.

A história: O filme se passa na Alemanha, onde um médico cirurgião aposentado especialista em separar gêmeos siameses desenvolve uma obsessão: em vez de separar pessoas, juntar pessoas, formando uma única criatura. Ele então sequestra três turistas para realizar o seu experimento, costurando os três para formar o que ele chama de “centopeia humana”.

Tentei contar a sinopse sem spoilers porque cada detalhe é altamente bizarro. Apesar de tudo, acredite, “The Human Centipede” não é um filme bom justamente por ter um roteiro vago, uma montagem desalinhada e uma estética meio esquisita. Porém, enquanto um filme de terror, ele cumpre o seu papel, com direito a gritos, gemidos (incessantes gemidos de sofrimento, acredite)deixando uma aura de suspense no ar para saber se os três irão conseguir escapar do doutor maluco que parece ter saído de um manicômio.

E então, após tudo o que você passou assistindo ao filme, se resistiu bravamente ao freakshow exibido, parabéns, porque o desfecho é horrível . Simples assim, sem desfecho algum na verdade. Termina tão vago quanto começou. Mas vale o suspense, já que faltam filmes de terror assim no mercado – embora eu acredite que ele nunca deva ver a luz do dia por aqui.

Ah, e já tem a sequência: “The Human Centipede II – Full Sequence”

Nota: 5,0

Algumas imagens mais, digamos, "simples" do filme:

-Sim, imagine por onde eles estão costurados...

Veja também:

Top 10 - Filmes de terror mais assustadores

Nenhum comentário: