quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Andy Serkis e Planeta dos Macacos: valia indicação ao Oscar?

 

"Acredito que seja o momento certo para tentar uma indicação a Andy Serkis como Melhor Ator coadjuvante, mesmo que o rosto dele não apareça em momento algum no filme. Sua interpretação está lá, e iremos divulgar isso de maneira pesada". Essas são palavras de Tom Rothman, presidente da Fox, fazendo campanha para a indicação de Serkis ao Oscar e a outras premiações. Como todos sabemos, isso não aconteceu.

O problema a se discutir aqui é se interpretações de personagens construídas com captura de movimentos são consideradas atuações. Andy Serkis foi o responsável por dar vida a Ceaser, o macaco principal de “Planeta dos Macacos – A Origem”, porém ele não aparece no filme. O chimpanzé foi construído digitalmente, inclusive com traços adicionados por computador que não correspondem apenas aos movimentos de Serkis, embora a essência do personagem e o trabalho de pesquisa sejam méritos do ator.

Campanha da Fox

A mesma polêmica surgiu em 2001, quando o mesmo Serkis estava no centro da discussão entorno de Gollum/Smeagle, personagem da trilogia “O Senhor dos Anéis” também interpretado por Serkis através da captura de movimentos. Gollum era digital ou fruto da “atuação”? E quanto ao King Kong de Peter Jackson, os Na’vi de “Avatar” e os personagens de “A Lenda de Beowulf”?

Claro que para a Academia do Oscar nada disso importa. Captura de performance não é considerada atuação. O curioso é que também não é considerada animação. Prova disso é a não indicação de “As Aventuras de Tintim” para a categoria de Melhor Animação. Se não é animação e não é atuação, a captura de performance é o quê?

Essa discussão deve se desenvolver no futuro à medida que a técnica for mais utilizada e aprimorada. Na minha opinião, Ceaser é o resultado de um esforço conjunto de equipe técnica com a atuação de Serkis. Óbvio que o que vemos traz os movimentos e a essência do ator, mas não se sustenta sozinha. Porém, é um tanto quanto injusto comparar o seu trabalho ao de atores que transmitem emoção sem nenhum auxílio técnico, como Christopher Plummer, Max Von Sydow e Nick Nolte, mesmo que nenhum deles tenha interpretado um macaco digital.

Ah, vale lembrar que "Planeta dos Macacos - A Origem" foi indicado ao Oscar de Efeitos Especiais, talvez fazendo jus a toda essa parafernalha tecnológica.

Nenhum comentário: