quinta-feira, 19 de abril de 2012

À Toda Prova


 Haywire
(EUA, 2011) De Steven Soderbergh. Com Gina Carano, Channing Tatum, Ewan McGregor, Michael Fassbender, Michael Douglas, Antonio Banderas e Bill Paxton.

Nos últimos anos, Steven Soderbergh ficou conhecido por uma característica: filmar com um elenco repleto de estrelas. Basta olhar para a trilogia Ocean, “Traffic”, “Contágio”, “O Desinformante”, entre outros.  Outra característica, essa mais recente, é a de colocar atrizes inusitadas em seus filmes. Primeiro foi a atriz pornô Sasha Grey para fazer uma prostituta em “Confissões de Uma Garota de Programa”. Agora, é a vez da lutadora de MMA, a onda do momento não só no Brasil, Gina Carano. Gina interpreta uma espiã muito versada em artes marciais. O estilo contribui para dar mais veracidade à personagem, já que as lutas vistas na tela são protagonizadas mesmo por ela. Mas isso não significa que só as lutas salvam o filme do marasmo. Na verdade, a história soa meio confusa do começo até o final e nem o pretensioso desfecho surpreendente consegue um fôlego maior.

Mallory é uma ex-agente governamental que está sendo procurada após um plano dar errado. Um refém recém salvo por ela aparece morto e ela é considerada culpada. Logo ela corre por várias partes do mundo para provar a sua inocência, mas se vê no meio de uma trama muito mais complicada, que irá envolver muito mais pessoas poderosas do que ela imagina. Seu único refúgio é o pai, mas ela teme por sua segurança. Mallory terá que resolver sozinha todos os seus contratempos à base de muita pancadaria, socos e pontapés, mas nem imagina quem pode estar por trás da armadilha.


O elenco multiestelar e a presença da lutadora, que é até uma boa atriz, são os elementos que salvam o filme. A trama não é original e repete vários elementos clichês do cinema de ação, como carros em alta velocidade, tiroteio, cenas na penumbra, jogo de sombras e muitas lutas (essas sim, muito boas e de prender a atenção). Steven Soderbergh entregou mais do mesmo e, diferente de “Confissões de Uma Garota de Programa”, a estratégia com a atriz principal não funciona da maneira como ele deve ter pensado.

Nota: 6,0 

Nenhum comentário: