segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SAG: “O Discurso do Rei”, favorito?



Esquenta a disputa. Esses dias li num artigo que estavam tachando “O Discurso do Rei” como favorito no Oscar somente por causa do seu número de indicações e que, em vez disso, o favorito ainda seria “A Rede Social”, por seu contexto. Concordo com o fato de que número de indicações realmente não quer dizer nada – a história do Oscar está cheia de exemplos nesse sentido, mas será que o longa britânico é tão pouco creditado assim entre os votantes da Academia para não ser chamado de favorito?

Tudo indica que não. “O Discurso do Rei” vem fazendo uma carreira bonita nas premiações, cuja última aclamação aconteceu neste domingo, dia 30 de janeiro, na premiação do Screen Actors Guild, o sindicato dos atores norte-americanos. O filme levou o prêmio de Melhor Elenco (o equivalente a “Melhor Filme”, já que o SAG só premia atuações) e Melhor Ator para Colin Firth, esse sim franco favorito ao Oscar.

E não é só de SAG que vive “The King’s Speech”, no original. O sindicato dos produtores de Hollywood o elegeu como Melhor Filme do ano, desbancando o longa de David Fincher sobre a criação do Facebook. Já os diretores elegeram Tom Hooper como o Melhor na direção em 2010. Além disso, o filme tem um monte de outros prêmios na bagagem. Bem menos do que “A Rede Social”, é verdade.

Se o rei inglês do início do século XX vai bater o rei americano do início do século XXI no Oscar, só saberemos mesmo no dia 27 de fevereiro. Vai ser acirrada a briga, que ainda tem “Bravura Indômita” no páreo e outros sete filmes, mas surpresa, surpresa mesmo, vai ser se “Inverno da Alma” levar o prêmio pra casa.

Nenhum comentário: