sexta-feira, 25 de março de 2011

Diários do Roacutan



Resolvi fazer um texto sobre o famigerado Roacutan, que tanto falei (e tomei) nos últimos seis meses. Como muita gente, eu também fui procurar muitas respostas na Internet, já que todos nós brincamos um pouco de médico na hora da automedicação. E encontrei muita coisa na internet, por isso decidi contar o meu caso.

O Roacutan é um medicamento fabricado pela Roche com base no composto isotretinoína. O que você toma é basicamente ácido retinoico, ou seja, Vitamina A. Só é recomendado em casos muito específicos de acne vulgar, daquelas que não se trata com creme nenhum. No meu caso, eu usei para tratar as costas, o tórax e os braços, além do rosto, claro.

A coisa mais importante que eu aprendi é que ninguém é melhor para esclarecer as suas dúvidas do que o seu médico dermatologista. Primeiro, porque se ele te receitou o remédio, é porque ele viu que você tinha condições de tomar. Então não adianta espernear e implorar pra um dermatologista te passar o Roacutan se ele disser que não. Segundo, porque o médico passa a ser o seu principal aliado quando os efeitos começam – ele será parcial o suficiente pra te orientar. Por isso, NÃO se baseie em informações da internet se for tomar o remédio.

Agora, o fato de não se basear não significa que a troca de experiências não possa acontecer. No Twitter, Orkut e Facebook existem muitas pessoas usando o Roacutan que contam seus martírios diários. Eu mesmo era um que enchia o saco. É legal ver como o remédio se comporta com cada um, embora os efeitos variem muito de pessoa pra pessoa. Se você já não tiver ido ao Google e vasculhado tudo quanto é possível, procura pela hashtag #Roacutan no twitter e seja feliz. Mais uma vez: o médico é o único perfeitamente capaz de tirar suas dúvidas.

O que aconteceu comigo: no começo a pele ressecou pra caramba, descascando e esfarelando 24 horas por dia. Dava vergonha de sair na rua, ir pra faculdade, pro trabalho, etc. Mas viver era preciso. Então usava protetor solar o tempo todo. Os de FPS 30 dão conta do recado direitinho. Evite mesmo o sol, praia, piscina, etc. Se for um programão indispensável, como eu tive alguns, exagere sem vergonha no protetor. Sério. A diversão não compensa o tanto que você arde depois, por 1 semana ou mais.

Depois veio o ressecamento da boca, pra mim a pior parte. No começo tava tranquilo, mas com o passar dos meses, ela ficava tão ressecada, mas tão ressecada, que chegava a sangrar em algumas situações. Abrir a boca pra comer num restaurante virou um desafio. Não dava pra gargalhar de nenhuma piada sem estourar a boca em sangramento e até dormir era complicado. Apesar do susto, isso é normal e depois você aprende a lidar com isso.

Eu criei um vício de ficar umedecendo a boca com a língua o tempo todo (espero que isso passe), mas o melhor mesmo é comprar um hidratante. Se o seu dermatologista não passar nenhum específico (o que eu duvido), procure o Epidrat, que é muito bom, embora um pouco caro. Se você quiser uma opção mais barata, procure o LipCare da Nivea, que é à base de água. Mas NÃO use manteiga de cacau, só piora tudo e a beiça frita no sol. Ah, nem precisa dizer que não é bom ficar descascando a pele da boca, porque pode ocasionar feridas, embora seja muito incontrolável às vezes.

Para os rapazes: fazer barba é um tormento normalmente, imagine com a pele mais sensível. Opte pelos barbeadores elétricos no lugar dos descartáveis.

Eu não tive problemas com álcool, porque já não bebia antes, mas ele também deve ser evitado. O Roacutan é sintetizado no fígado, assim como o álcool. Então, pra não sobrecarregar o órgão, nada de porres homéricos e exageros na bebida.

Eu também evitei fazer atividades físicas prolongadas, porque em certo ponto comecei a ficar cansado demais, os músculos doíam por qualquer esforço, então achei melhor dar uma parada e retomar as atividades ao fim do tratamento.

Eu tive um problema em particular, que não sei se aconteceu com todo mundo. Com a pele muito sensível, fiquei mais suscetível a machucados, então vivia me cortando com um simples esbarrão. Dedos, braços, pernas, perdi as contas de quantos curativos eu usei. A pele das mãos fica esquisita, parecendo que você está mais velho, e o cabelo fica seco que dá vergonha. E não adianta quantos cremes você usar, ele continuará seco até o fim do tratamento.

Ah, e a depressão e as mudanças de humor? Não posso afirmar que meu estado de espírito tenha sido afetado pelo remédio, mas é verdade que você fica mais nervoso e mal humorado. Ás vezes batia uma tristeza que eu não sabia de onde. Mas me diz, com tantos efeitos colaterais, não é pra ficar nervoso? Minha boca simplesmente abria e se esvaía em sangue, meu cabelo tá um lixo, óbvio que isso me deixava chateado e estressado. Então, prefiro acreditar que é mais causa/efeito do que efeito colateral do remédio, mas...

Apesar de tudo isso, não foi um bicho de sete cabeças. Só de cinco rsrs. Sério, os efeitos são incríveis e a sensação de você passar a mão na sua pele e sentir tudo lisinho compensa qualquer efeito colateral que o remédio possa causar. Não é tão assustador quanto parece, é só um tanto desconfortável. Mais uma vez, CONSULTE seu médico em qualquer situação que você não saiba reagir. Mesmo que tenham sido similares ao que eu passei, cada caso é um caso e o seu organismo pode reagir diferente do meu.

Vão virar seus melhores amigos: protetor solar, hidratante labial, band-aid, drinks sem álcool e lenços de papel.

Fora isso, seja feliz!

8 comentários:

Leandrin disse...

Adorei o psot desabafop sobre o roacutan espero que tenaj dado efeito...
Assim que der volte a postar sobre filmes... bateu saudade =D
Abraçao

Anônimo disse...

estou tomando roacutan desde fevereiro de 2011,e é isso mesmo e como preciso fazer tarefas domésticas como lavar roupas,vivo com alergias no braço e nas mãos,pintei o cabelo a nuca,os ombro e as orelhas ficaram em carne viva,e os lábios vivem sangrando,e imagina não consigo passar um batom,ta tudo machucado, mas passo uma pomada que melhora bem, e tem um preço acessível a BEPANTOL(10,00) .UM ABRAÇO,tudo é bem complicado,mas estou na expectativa do resultado

Anônimo disse...

Estou no segundo mês, tomando 40 mg por dia. Até agora só começou a ressecar uma pouco a boca, mas nada muito exagerado......... O rosto parece que está eliminando tudo, um verdadeiro chokitão.... mas estou esperando ter um bumbum de nene logo......

Anônimo disse...

oi gente, espero que me ajudem, tbm estou tomando o roucutan, estou no 2° mes q com certeza esta sendo pior que o 1°, nunca ouvi dizer que ninguem deu isso, mas em mim deu tipo umas bolinhas ( tipo empolada - alergia) nas maos e ao redor da boca, elas secam e depois descascam, fui no meu medico e ele suspendeu a medicação por 7 dias e depois retomo normalmente, eu tomo 2 caps de 20 mg por dia tenho 51 kilos, sera que a dosagem nao esta alta, eu nao ouço falar de gente que deu esse tipo de reação, o resto é normal ( boca, olhos) e essas bolinhas - empolação - depois descasca - e todo meu corpo fik cocando...Obrigada gente

Anônimo disse...

Obrigado

Anônimo disse...

ola eu tb to com uma alergia pelo corpo tipo ela aparece e some dia a dia to fechando o primeiro mes de tratamento e to vendo um resultado bacana ja no inicio do tratamento quero fechar os 6 mes de tratamento e nao quero parar por nada queria saber se alergia e normal no tratamento e se demora a passar obrigado.

Anônimo disse...

Prefiro ficar com minhas espinhas...

Juliana Meni disse...

OLá! Resisti por anos fazer este tratamento com medo dos efeitos mas a acne me incomoda muito, ainda mais com 33 anos... minhas acnes são resistentes.

No segundo mes de tratamento o lado esquerdo e a testa ficaram limpinhos. O direito é mais resistente e piora próximo à menstruação. Hoje ta hrrivel. Com varias inchadas e apareceram varios pontinhos de massinhas, só hoje. Ontem nao estavam.

Sobre os efeitos depende de cada pessoa e variam, não ficam o tempo todo. O ressecamento nos labios nao sofro pq passo toda hora hidratante... em casa uso vasilina sólida que é 3,00 o potinho que dura meses, nao tem gosto de nada e hidrata muito! Pra sair uso o que a dermato passou que é mais carinho...

Tive uma fase de dores intensas musculares e nas articulações, mal conseguia andar. Mas melhorou. Semana passada tive a fase da coceira nos braços. Que fase ! Misericórdia. Ainda bem que já passou!

Permamente só está memso a hipersensibilidade na pele em tudo. Qq coisa machuca, e se coçar mordida de mosquito por exemplo, tambem vira machucado. Meu braço tá cheio de machucado. Muito feio, pq tenho alergia a mordida de mosquito.

Os efeitos eu ja sabia que teria, só estou chateada pq o lado direito do meu rosto está muito resistente. Tomara que até o fim do tratamento suma tudo e permaneça lisinho meu rosto. De qq forma já está muuuuuuuuuuuito melhor do que antes, que era o rosto todo empolado e feio.

Aguardo ansiosamente ao fim do tratamento.