quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As Aventuras de Pi


Life of Pi
(EUA, 2012) De Ang Lee. Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Tabu, Rafe Spall e Gerard Depardieu.

Ang Lee entregou bons filmes em sua carreira, à exceção de “Hulk” (2003). O diretor de “O Tigre e o Dragão” e de “O Segredo de Brokeback Mountain” tem como características uma sensibilidade rara e uma capacidade de passear sobre diversos temas com facilidade. Em “As Aventuras de Pi” não é diferente e ele consegue levar às telas uma linda história, apesar de fantasiosa. Neste caso, a fantasia se faz necessária ou não será possível acreditar que um garoto indiano ficou preso num barco à deriva com um tigre de bengala. O filme encanta por sua beleza visual, com cenas belíssimas, mas também pela história cativante que, verdadeira ou não, é inspiradora.

O jovem Piscine Patel – Pi, apelido que ele próprio inventou para fugir dos bullys – é o único sobrevivente do naufrágio que matou toda a sua família, quando o navio cargueiro em que eles estavam afundou. O navio transportava também os animais do zoológico da família Patel, que foi forçada a vendê-los porque a situação financeira estava ruim. Mas Pi não estava completamente sozinho. Quatro animais sobrevivem e passam a dividir com ele um único bote que restou do naufrágio. Uma zebra, um macaco, uma hiena e um tigre de bengala, chamado Richard Parker. Pi se vê numa difícil situação, mas faz de tudo para sobreviver e para preservar os animais, mas os instintos falam mais alto devido às dificuldades. O garoto precisa aprender a não perder a fé e a esperança, enquanto a morte parece ser iminente. 


Usando recursos visuais de primeira, Ang Lee consegue retratar toda a aventura de Pi, desde a fotografia usada para contar sua infância e adolescência aos magníficos efeitos visuais que proporcionam cenas maravilhosas, com ondas gigantescas, uma baleia imensa brilhando em meio ao plâncton do oceano e um tigre de bengala arisco. Interessante como o diretor consegue contar uma fábula moderna, sem cair no clichê da humanização dos animais, mas preserva as principais características destes, incluindo o instinto de sobrevivência.

A ingenuidade de Piscine, porém, é mérito do ator estreante Suraj Sharma em seu primeiro papel no cinema. Seu personagem é humilde e tranquilo, mesmo nas adversidades, e talvez a inexperiência do ator tenha sido fundamental para criar um personagem tão cativante.

O filme é baseado no livro escrito por Yann Martel e foi indicado a 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Roteiro e Efeitos Visuais. Como toda fábula, “As Aventuras de Pi” tem uma moral ao fim, que pode se tratar tanto de reflexões pessoais, determinação, coragem ou uma metáfora para a existência ou não de Deus. O filme propõe uma tarefa: acreditar ou não na história de Pi Patel depende totalmente do seu ponto de vista sobre as coisas. E isso é aplicado também fora das telas, quando cada um percebe que a lição de moral que o filme passa se aplica a si da maneira que melhor servir. E um filme que nos faz refletir merece todos os méritos de ser visto e revisto.

Nota: 9,0
Efeitos 3D: 8,5

Um comentário:

Anônimo disse...

legal