quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Emmanuelle Riva, o Bafta e o Oscar



Meus amigos leitores, desculpem a ausência de Carnaval. Afinal, eu também preciso de um descanso. Mas eis que eu me deparo com a notícia de que Emmanuelle Riva, a veterana atriz francesa, de 85 anos, venceu o Bafta – o Oscar britânico – de melhor atriz por “Amor”, deixando para trás Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida"), Hellen Mirren ("Hitchcock"), Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura") e Marion Cotillard ("Ferrugem e Osso").

E aí que isso mexe as coisas na corrida pelo Oscar, no próximo dia 24. Com o Bafta de Emmanuelle, Jennifer Lawrence deixa de ser a favorita. Apesar de ter ganhado o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia e o prêmio do SAG, Lawrence desce alguns degraus na escada do favoritismo porque Emmanuelle não foi indicada em nenhum desses prêmios. E, convenhamos, um Bafta conta, e muito, para a corrida ao Oscar.

Então, a batalha ficaria entre Jennifer Lawrence, a nova queridinha de Hollywood, e a atriz francesa, que parece ter entregado a melhor atuação da temporada (não, o blogueiro ainda não viu “Amor” – shame on me!).

Emmanuelle Riva é francesa e se tornou a mais velha a ser indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar. Se vencer, pode tomar o lugar de Jessica Tandy, que ganhou um Oscar aos 81 anos, por seu papel em “Conduzindo Miss Daisy” (1989). Riva também poderá ser a terceira mulher, na história do Oscar, a ganhar o prêmio por um filme falado em uma língua diferente do inglês, feito alcançado apenas por Sophia Loren ("Duas Mulheres", 1962) e Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino Ao Amor", 2008).

Entre seus principais papeis no cinema estão a protagonista de “Hiroshima, Meu Amor”, de 1959, e um papel no cultuado “A Liberdade é Azul”, um dos três filmes da chamada “Trilogia das Cores”, de Krzystof Kieslowski. No entanto, foi ao estrelar “Amor”, de Michael Haneke, que a atriz conseguiu relevância e reconhecimento mundial na sua carreira.



Além do Bafta, Emmanuelle venceu vários prêmios de Melhor Atriz por “Amor” em diversos festivais. No filme, ela interpreta uma idosa vítima de uma paralisia parcial do corpo depois de uma cirurgia mal sucedida.

Vale lembrar que Jessica Chastain ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama e o Critics Choice Award, o que a faz correr por fora na disputa. Ela pode ser a zebra da competição, já que é uma jovem atriz de talento em ascensão (nunca se esqueçam do episódio “Gwyneth Paltrow” em 1999, ok?). Ao que tudo indica, Naomi Watts deve levar a indicação apenas como mais um reconhecimento na carreira e Quvenzhané Wallis não deve ser premiada, dado ao pouco costume de se premiar crianças, embora isso não seja impossível de acontecer. 

Nenhum comentário: