segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 consagra "Argo" e "As Aventuras de Pi"


Ben Affleck recebe o Oscar de Melhor Filme

Foi uma cerimônia divertida e uma bela festa para comemorar o 85º aniversário do Oscar. O anfitrião da noite, Seth McFarlane, apesar de algumas piadas um tanto quanto constrangedoras, conseguiu conduzir bem a noite, abrindo com números musicais que revelaram alguns talentos na dança como Charlize Theron e Daniel Radcliffe.

A premiação foi marcada pela consagração de “Argo”, de Ben Affleck, que conseguiu o prêmio máximo do Oscar, sem ter o seu diretor indicado na categoria de Direção. No entanto, “Argo” conseguiu ganhar também as estatuetas de melhor Roteiro Adaptado e Edição.

O grande vencedor da noite, no entanto, foi “As Aventuras de Pi”, com quatro prêmios: Efeitos Visuais, Fotografia, Trilha Sonora para Michael Dana e Direção para Ang Lee. Esse último foi o grande momento da cerimônia, quando Lee venceu o até então favorito Steven Spielberg (“Lincoln”).

Ang Lee

Falando em “Lincoln”, o filme com mais indicações este ano saiu apenas com dois prêmios: Melhor Design de Produção e Melhor Ator para o favoritíssimo Daniel Day-Lewis. O ator se tornou o primeiro a receber três Oscars na categoria.  

Daniel Day-Lewis
Jennifer Lawrence foi eleita a Melhor Atriz por “O Lado Bom da Vida” , Anne Hathaway confirmou o seu favoritismo por “Os Miseráveis” faturando o prêmio de Atriz Coadjuvante e Christoph Waltz ganhou o segundo Oscar de sua carreira por “Django Livre” (o segundo também por um filme de Quentin Tarantino). O diretor de “Django” conquistou também o prêmio de Roteiro Original, o primeiro em dezessete anos.

Michael Haneke

Michael Haneke levou o prêmio de Filme Estrangeiro por “Amor”, enquanto “Valente” levou Melhor Animação em uma das maiores marmeladas da história da categoria, já que “Detona Ralph” e “Frankenweenie” eram claramente superiores. 

 A cerimônia prestou uma homenagem aos musicais, sobretudo os mais recentes, como “Chicago”, “Dreamgirls” e o próprio “Os Miseráveis”. Além disso, trilhas sonoras de filmes famosos foram executadas o tempo todo – o uso do tema do filme “Tubarão” para cortar os discursos mais longos foi impagável.

Adele
Além disso, o Oscar também homenageou os 50 anos de James Bond no cinema, apresentado pela Bond Girl Hale Berry. Em seguida, a cantora Shirley Bassey interpretou, ao vivo, a canção “Goldfinger”, um dos principais temas da franquia. Fechando as comemorações por James Bond, Adele subiu ao palco para cantar “Skyfall”, canção que venceu o Oscar. “007 – Operação Skyfall” levou ainda o prêmio de Edição de Som, em um empate inesperado com “A Hora Mais Escura”.

Como última surpresa da noite, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, junto com Jack Nicholson, apresentou a principal categoria, dando um tom político à cerimônia e, depois, anunciando a vitória de “Argo” para deleite de um visivelmente extasiado Ben Affleck.



Confira a lista dos vencedores:

MELHOR FILME – Argo
MELHOR ATOR – Daniel Day-Lewis (Lincoln)
MELHOR ATOR COADJUVANTE – Christoph Waltz (Django Livre)
MELHOR ATRIZ – Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Anne Hathaway (Os Miseráveis)
MELHOR DIRETOR – Ang Lee (As Aventuras de Pi)
MELHOR ANIMAÇÃO – Valente
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO – Paperman
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO – Curfew
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL – Django Livre (Quentin Tarantino)
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - Argo (Chris Terrio)
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL – As Aventuras de Pi (Mychael Danna)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL – Skyfall (Adele Adkins e Paul Epworth)
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO – Os Miseráveis (Lisa Westcott e Julie Dartnell)
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO – Lincoln
MELHOR FOTOGRAFIA – As Aventuras de Pi (Claudio Miranda)
MELHOR EFEITO VISUAL – As Aventuras de Pi
MELHOR FIGURINO – Anna Karenina (Jacqueline Durran)
MELHOR DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM) – Procurando Sugar Man
MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM) – Inocente
MELHOR EDIÇÃO – Argo (William Goldenberg)
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – Amor (Áustria)
MELHOR EDIÇÃO DE SOM – 007 – Operação Skyfall e A Hora Mais Escura
MELHOR MIXAGEM DE SOM – Os Miseráveis

E a J-Law foi ao chão

Christoph Waltz
Anne Hathaway

Nenhum comentário: