sexta-feira, 1 de março de 2013

Cinemarcos - Os Melhores de 2012 (Resultados)



 


Melhor Filme

O ARTISTA / O IMPOSSÍVEL

Esta edição teve um empate na categoria porque, quando “O Impossível” estreou, “O Artista” já havia, há muito, feito o seu sucesso. No entanto, ambos os filmes provocaram emoções profundas, com uma maestria na condução, mesmo com histórias distintas. “O Artista” transportou o espectador para o mundo dos filmes mudos, contando uma história que poderia ser antiga, mas que se mostrou muito atual e que encantou plateias de todo o mundo. Já “O Impossível” apresentou uma tragédia real, que já tinha sido apresentada aos olhos de todos à época dos acontecimentos, já que a Tsunami foi acompanhada por diversas equipes de TV. O filme apresentou um drama surpreendente, que mostra a superação de uma família que lutou para permanecer junta em meio ao desastre. Dois filmes comoventes, dois filmes históricos.



Melhor Ator
Jean Dujardin - O Artista
Michael Fassbender – Shame

Empate também na categoria de Melhor Ator. Jean Dujardin mergulha não apenas na estética do filme mudo, mas também mistura elementos de atuação da época com o drama real vivido pelo personagem George Valentim. O que vemos na tela é o resultado de uma completa imersão no personagem, o mesmo que acontece no caso de Michael Fassbender. Em "Shame”, o ator consegue passar a agonia que seu personagem sofre com uma das coisas mais prazerosas do mundo: sexo. Fassbender não se incomoda com obstáculos como nudez e cenas mais explícitas de sexo e também mergulha no personagem, um maníaco compulsivo. Ambos os atores em ascensão que devem aparecer mais nos próximos anos.  


Melhor Atriz

Naomi Watts - O Impossível
Passar por um tsunami, perder os filhos e o marido e ainda tentar manter a esperança. Naomi Watts consegue uma atuação brilhante em “O Impossível”, história baseada em fatos reais. A atriz se despe de vaidade e beleza e traduz o sofrimento de sua personagem, ao mesmo tempo em que precisa ser forte o bastante para não deixar o único filho sobrevivente em desespero. Watts fortalece a carreira em um papel comovente e que não será esquecido tão cedo. Tanto que lhe valeu a indicação ao Oscar.



Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz - Deus da Carnificina

Não é só em filmes de Quentin Tarantino que Christoph Waltz tem se saído bem. Na comédia de Roman Polanski, “Deus da Carnificina”, ele brilha como um dos quatro personagens que discutem sobre uma briga entre os filhos de cada um. Claro que a sua atuação se apoia nos outros nomes do filme, Kate Winslet, Jodie Foster e John C. Reilly, mas mostra a versatilidade de um ator que vem crescendo a cada dia em Hollywood.



Melhor Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas

Premiada com o Oscar, Octavia Spencer saiu do ostracismo das séries de comédia para um time de primeira linha. Em “Histórias Cruzadas”, ela interpreta uma das empregadas humilhadas pelas patroas nos EUA da metade do século passado. Ao lado de Viola Davis, a atriz é responsável tanto por momentos cômicos (o seu forte) como por momentos dramáticos essenciais para o desenrolar do filme.



Melhor Diretor
Michel Hazanavicius - O Artista



Não é todo mundo que, em plena era do 3D, tem a coragem de contar uma história sobre a transição do cinema mudo para o falado em um filme mudo e preto e branco. Michel Hazanavicius comprou esse barulho e fez um grande sucesso lá fora em 2011, e por aqui em 2012, na temporada pré-Oscar. Não fosse seu olhar e seu fascínio por esse período do cinema, essa obra prima jamais teria saído do papel.

Veja as outras escolhas:
Melhor Drama

O Impossível
Melhor Comédia
Ted


Melhor Romance
Para Sempre



Melhor Filme de Ação
Os Vingadores



Melhor Filme de Terror/Suspense
Atividade Paranormal 4



Melhor Filme de Sci-Fi/HQ
Os Vingadores



Melhor Filme de Animação
Frankenweenie



Melhor Canção
"Skyfall" - 007 - Operação Skyfall



Melhor Filme Estrangeiro Não-Norte-Americano
Intocáveis (França)



Melhores Efeitos Especiais
Os Vingadores



Melhor Filme Nacional
Heleno
Melhor Ator Nacional
Rodrigo Santoro - Heleno



Melhor Atriz Nacional
Camila Pitanga - Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios



Filme Mais Cool do Ano
As Vantagens de Ser Invisível



Melhor Ator/Atriz Menor de 18 anos
Tom Holland - O Impossível



Nenhum comentário: