sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Onde os Fracos Não Tem Vez. Onde é que Eles teriam???

No Country For Old Men
(EUA, 2007) Direção: Joel e Ethan Coen. Com Javier Bardem, Tommy Lee Jones, Josh Brolin.

Assistir a "Onde os Fracos Não tem Vez" se compara talvez à esperar a próxima película de James Cameron ou Pedro Almodóvar. Você se pergunta "o que os irmãos Coen aprontaram dessa vez?" . As mentes por trás de "Fargo" e "Gosto de Sangue" já provaram o seu valor e sua contribuição para o mundo do cinema. Então, para assistir ao mais novo filme dos Coen você já se prepara dias antes. Ainda mais com relação a esse, aclamado em torno do mundo e o favoritão ao Oscar desse ano. Com tanto murmúrio (e poucas salas de exibição, quase todas na zona sul e apenas o Odeon no Centro!!!),fui eu ver os irmãos Coen no palácio do cinema do Rio.





Você não sabe o que esperar. Na trama, Lewelyn Moss, um cowboy texano (Josh Brolin), acredita ter encontrado a solução da sua vida ao achar uma maleta recheada de dólares em meio a uma carnificina. Carnificina, aliás, é pouco para descrever a violência que o filme mostra. Não aquela violência que vemos com balas perdidas (Rio de janeiro), bombas atômicas ou ataques terroristas. Mas o que se esconde no psicológico de quem as pratica e de quem sofre tal ato. É preciso parar e raciocinar o que os Coen quiseram que você pensasse. Se esperava só um faroeste moderno, esqueça. "Onde os Fracos Não tem Vez" é um filme sobre violência gratuita, que "vem do nada e por nada" como diz o personagem de Tommy lee Jones, um xerife prestes a se aposentar que segue, sem acreditar no que vê, os rastros do assassino Anton Chigurh, que passa a perseguir Lewelyn, e interpretado por Javier Bardem. Bardem, alías, é a pura essência do filme, a personificação da maldade na pele do assassino que mata sem motivo, nem reação, apenas porque é o seu trabalho. Javier Bardem não é só Chigurh, é a própria violência que os Coen querem demonstrar. O ator espanhol entrega a sua melhor atuação desde...desde... "O Amor nos tempos de Cólera" (!), seu último filme, sim, porque Bardem é um ator único que já deu todas as informações que precisamos pra saber que ele é um raro espécie da sua geração de atores.

No mais, cada um dos personagens centrais do filme exemplificam a sensação que nós temos no nosso próprio cotidiano: nós vivemos pra tentar salvar a nossa própria pele, como por instinto de sobrevivência; Os poucos que se importam com os outros se sentem incapazes de fazer algo (como o xerfife de Tommy Lee Jones). Assista "Onde os Fracos Não tem Vez" com paciência e continue refletindo após o filme, só assim pra você tirar suas próprias conclusões. Afinal, os melhores filmes são os que fazem você pensar. E na matéria de fazer pensar, os irmãos Coen são mestres.

Nota:9,0

Nenhum comentário: