quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O CAÇADOR DE PIPAS


The Kite Runner
(EUA, 2007) De Marc Foster. Com Khalid Abdalla, Homayoun Ershadi,Zekeria Ebrahimi.
Drama. 122 min.

Adaptar um livro não deve ser tarefa das mais fáceis. Ainda mais quando se trata de um best-seller mundial. "O Caçador de Pipas" é um dos livros mais aclamados da atualidade e já foi traduzido para mais de 29 países. A Adaptação ficou a cargo do diretor Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca).

O diretor consegue trazer a aura do Afeganistão dos anos 70 até a mente de quem o assiste. Através da história de Amir e Hassan, duas crianças de Cabul, separadas pela posição social que ocupam, mas amigos acima de tudo. Hassan é completamente devotado ao amigo, porém Amir é um pouco menos "devotado". A relação dos dois estremece quando o pai de Amir dá atenção demais à Hassan e faz pouco caso de Amir. Mas quando um ato de violência acontece com Hassan e Amir o presencia, a amizade dos dois fica abalada. Amir não defende o amigo, nem tampouco denuncia o que aconteceu. Esse fato passa a assombrar Amir pelo resto da sua vida até os anos 2000, quando já se encontra nos EUA e tem de retornar ao Afeganistão para resolver assuntos "pendentes".

Marc Foster mostra-se sensível ao sentimento das duas crianças, e consegue extrair o máximo dos jovens atores. Quanto aos mais velhos (Khalid Abdallah - Amir adulto/ Homayoun Ershadi -baba) a relação de pai e filho que eles mostram na tela reflete a parceria que deu certo atrás dela. Ershadi chegou a dar uma declaração de que havia ganho um novo filho com as filmagens de "O Caçador de Pipas". A emoção durante todo o filme é inevitável e cada segundo da história é embalado pela trilha sonora do premiado Alberto Iglesias.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: