segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fim dos Tempos é o fim da picada


The Happening (EUA 2008)

De M. Night Shayamalan. Com Mark Whalberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo.


M. Night Shayamalan acostumou mal as pessoas. Depois de o Sexto Sentido, onde ninguém imaginava que o personagem de Bruce Willis estivesse morto, ele simplesmente colocou as expectativas pra seus trabalhos posteriores lá em cima. Some-se a isso às declarações do próprio diretor e das tentativas de esconder seu trabalho, pronto, todo mundo vai assistir ao que ele colocar nas telas. Mas a situação mudou um pouco desde o fracasso absoluto de A Dama da Água.


O indiano entrega dessa vez um filme que não sabe se é de suspense, de terror, uma comédia ou filme ativista ao estilo de Al Gore. Shayamalan beira ao ridículo ao subestimar a inteligência de quem assiste, tentando explicar um mistério que foi revelado desde o começo do filme: a natureza está se voltando contra nós, temei. E o pior, é tão improvável que seja mesmo isso, que voc~e nao acredita no que está vendo. Só vi conclusão de mistério pior no horrendo Os Esquecidos(2004) com Julianne Moore. Era uma premissa boa que não foi aproveitada, senão pra tentar crescer a bola de M. Night Shayamalan, que decepciona muuuuito.


O elenco então nem se fala. É incrível como Mark Whalberg oscila entra bons papéis, como em Os Infiltrados e Os Donos da Noite e esse aqui, onde ele é um professor bobalhão que só tem importancia no filme porque alguém precisa ser o protagonista. E o que é aquela parte onde ele passa alguns consideráveis minutos conversando com um vaso de plantas??? Deus que me perdoe. Zooey Deschanel não muda a sua cara em momento nenhum, nem quando ri, nem quando chora, nem quando está tentando esconder do marido que nunca teve um amante (!?). Originalidade zero, mas há momentos que dá pra rir e tem alguns efeitos bacanas. Deve fazer bonito nas bilheterias porque o povo não sabe o que vem por aí.


Nota: 4 (com muita generosidade)

Nenhum comentário: