segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Outra : novela pra inglês ver


The Other Boleyn Girl (EUA, Inglaterra/ 2008)
De Justin Chadwick. Com Nathalie Portman, Scarlett Johanson, Eric Bana, Kristen Scott Thomas.

O bom e interessante de A Outra é o tom novelesco que se deu pra narrativa do filme. Sem ela, tudo cairia nas impressões que já temos da história, e tudo seria uma grande aula de colégio. As impressões que tomamos passam a ser como as de uma novela, ora torcendo pra mocinha, ora torcendo pro vilão e se emocionando no fim.

O diretor Justin Chadwick adapta o livro de Philipa Gregory sobre a história da família Bolena e seu envolvimento com o rei Henrique VIII. Todos já ouvimos essa parte na escola: Henrique VII era casado com Catarina de Aragão, mas se interessou por Maria Bolena, que logo depois foi trocada oficialmente por Ana Bolena. Ana foi tão importante pra história da Inglaterra quanto eles reconhecem. Por conta dela, Henrique VII se desvinculou da Igreja Católica pra poder se casar novamente, fundando assim a Igreja Anglicana, religião oficial da Inglaterra até hoje.

O bom do filme é o tom de história romântica. Tudo se desenrola nas mãos de Maria, a outra garota Bolena não tão creditada na história mundial, mas se torna peça chave do filme. O elenco fenomenal é capaz de dar o tom certo durante a narrativa, sobretudo as principais. Scarlett Johanson prova que pode ser a mocinha perfeita, enquanto Nathalie Portman está camaleônica como sempre. É impossível não chorar com ela quando vai ser decapitada, mesmo que a gente já saiba disso. Bom filme, bom figurino, bom texto, boa história. Uma pena que seja só isso.

Nota: 7

Nenhum comentário: