segunda-feira, 14 de julho de 2008

Onde está Wall-e?


Wall-e (EUA 2008)
De Andrew Stanton. Animação da Pixar Studios.

É incrivel como a animação surpreende a cada dia. Quando tudo que se conhecia já havia sido feito, a Pixar me sai com a animação digital Toy Story, e tudo mudou. É assim que começa a história de Wall-e. Pode-se dizer, sem medo de errar, que não há nada que a animação não consiga fazer. Fruto de um almoço histórico da Pixar, onde quatro histórias teriam sido criadas (Monstros S.A., Vida de Inseto e Procurando Nemo são as outras três), Wall-e veio confirmar que animação não é mais sinônimo de filme para crianças: ele cresceu.

Wall-e (Waste Allocation Load Lifter-Earth Class) é uma linha de robôs encarregada de limpar a Terra de toda a sujeira, já que ela se tornou inabitável. Com os humanos viajando por aí enquanto o planeta não é limpo, os robôs vão pifando um por um, até só sobrar um único exemplar. O único Wall-e continua limpando e recolhendo objetos que podem ser útil para a sua "vida", ao lado do único amigo que tem, uma barata. Até que a chegada de EVA, uma sonda encarregada de procurar vida na Terra, abala os sentimentos de Wall-e, que se apaixona pela robô.

Cheio de referências famosas (2001:Uma Odisséia no Espaço, Alô, Dolly! e até Titanic), o filme pode abalar os mais sensíveis. É impossível não se afeiçoar a Wall-e, se indignar com os humanos, que se tornaram tão desleixados e torcer pelo amor quase impossível de uma linhagem antiga com um robô de última geração. Mais uma conquista da Pixar, que já tinha entregue uma trama madura um ano antes, com Ratatouille. Wall-e agrada as crianças por ser quase que totalmente sem falas e por ter um visual incrível. Pode ser a animação definitiva, que vai colocar um nível para as próximas. Ponto para a Pixar, mais um Oscar vem aí.

Nota:9,5

2 comentários:

Anônimo disse...

Este filme é maravilhoso e sua crítica ta ótima!

Nota 9,5 também

Sobre TDK, não li o texto pois estou fugindo deles...

e te linkei no blog =D

Ciao!

Anônimo disse...

Maravilhosa animação. Minha preferida EVER!

Nota 9,5

Ciao!