sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como Treinar Seu Dragão

How to Train Your Dragon
(EUA, 2010) De Dean deBlois e Chris Sanders. Com Vozes originais de Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera, Craig Fergunson, Jonah Hill e Christopher Mintz-Plasse.

É de se admirar o nível que as animações chegaram com essa coisa da Pixar sair na frente. A Dreamworks e a Sony correram atrás do prejuízo e mostraram que também podem fazer bonito. E o novo material da Dreamworks Animation Studios, depois do legalzinho, mas fraco, "Monstros Vs. Alienígenas", se chama "Como Treinar Seu Dragão" e é um grande achado. Uma história comovente, envolvente e alucinante, com imagens que são realmente de impressionar qualquer um.

Ser um viking não é fácil. Principalmente se você tem que combater dragões todas as noites para se manter vivo. Sendo assim, todos os viking precisam treinar para combater dragões, mas isso não acontece com Soluço, o filho do líder deles. Soluço ainda tem a desvantagem de ser desacreditado pelo próprio pai, que tem um único objetivo: encontrar o ninho dos dragões. Quando Soluço, acidentalmente, acerta o mais poderoso dos dragões, o Fúria da Noite, claro, ninguém acredita nele. Mas ele vai começar uma relação de amizade com esse dragão e aos poucos começa a domá-lo. É quando soluço surge com uma ideia que vai mudar o mundo viking: não é necessário matar dragões! Mas Soluço acaba virando uma espécie de "herói" quando mostra que sabe domar um dragão e ele precisa mostrar para os outros vikings, sobretudo para seu pai, que os dragões não são maus.



As imagens são impressionantes. O desenho dos dragões, únicos em sua composição, apesar de simples, são muito bem elaborados. Imagino o quão deve ser dificil fazer um bicho desses animado, porque não se tem uma ideia exata de como são os dragões, animais que só existem mesmo na mitologia. Mas se os dragões principais já assustam, o bichão gigantesco que surge como o chefe deles impressiona mais ainda. Alguém já viu um dragão tão grande em qualquer filme em que eles tenham aparecido??? Harry Potter? Coração de Dragão? Eragon? História Sem Fim? Não que eu me lembre.

O mérito do filme é mesmo entregar personagens inteligentes e carismáticos. A dupla principal, o detrambelhado Soluço e o dragão Banguela, formam uma química dessas que a gente vê às vezes na vida real, quando a gente ganha um cachorro novo mas demora até que ele se acostume com a gente. Mas quando ele se acostuma ele não larga mais. Assim, a relação homem-dragão, que antes era conturbada simplesmente porque não se conhecia nada sobre eles, vai se tornando melhor a cada ponto. "Como Treinar Seu Dragão" traz uma mensagem muito bonita para crianças e não-tão-crianças, mesmo que pra isso o protagonista passe por alguns percalços. Mas tudo bem, porque assim é a vida, "matando um dragão por dia" (ou não, pela mensagem né), sem perder o bom humor, a valentia e a vontade de fazer algo de bom da sua vida.

Nota: 9,0
Efeitos 3D: 7,0


Nenhum comentário: