segunda-feira, 4 de outubro de 2010

The Cove



The Cove
(EUA, 2009). Documentário de Louise Psihoyo.

O documentário vencedor do Oscar, "The Cove" faz um alerta. E eu quero deixar uma pergunta, antes de falar do filme. A mesma pergunta que ficou na minha cabeça por horas depois da sessão. Você já viu um golfinho triste? Esses animais são sempre associados à alegria, devido ao seu espírito brincalhão e o sorriso que eles parecem sempre ter estampados na boca. Mas os golfinhos são muito mais do que isso. São os animais mais inteligentes do planeta, com uma capacidade de aprendizado que pode ser igual (ou superior) a do ser humano. O que nos intriga é porque alguém no planeta iria querer matar uma criatura venerada por quase todos os habitantes do planeta. A resposta é mais simples do que se imagina: dinheiro.

Caçar e matar golfinhos para a venda da carne movimenta uma economia no oriente que é consolidada há séculos. A carne de golfinho é vendida no Japão, depois que uma proibição cancelou a matança de baleias. O documentário mostra as atitudes do ativista Richard O'Barry, ex-treinador de golfinhos do seriado "Flipper", para combater a matança desses animais na baía de Taijii. Eles invadem a reserva e são constantemente atacados por pescadores e empresários do setor. O'Barry recruta uma equipe para uma super missão: equipas a baía no meio da noite com câmeras escondidas para revelar ao mundo o horror da matança.



Dá dó ver também que na mesma baía golfinhos são encurralados e escolhidos por parques aquáticos do mundo todo. Os que não passam na aprovação são mortos da maneira mais cruel possível. São mais de 20 mil golfinhos mortos por ano, só na baía de Taijii. O documentário não apenas tem mérito por denunciar esse horror ao mundo, mas por ter uma linha narrativa muito bem construída, suustentada pela brilhante trilha sonora feita por Moby. Oscar mais do que merecido.

OBS: Depois que o filme ganhou os festivais de todo o mundo, desde janeiro não tem havido mais nenhuma morte de golfinhos na baía de Taiji.


Nota: 10

Nenhum comentário: