domingo, 31 de outubro de 2010

Viva o Coronel Nascimento! "Tropa 2" é o mais visto da retomada do cinema nacional

-Vai encarar, rapá?

"Tropa de Elite 2" se tornou o filme brasileiro mais assistido da história do cinema, desde a chamada Retomada. Eu nunca escondi que não sou tão fã do cinema nacional, por algumas questões particulares. Além do gosto pessoal (e de uma pitadinha de preconceito resistente, admito), o fato é que o nosso cinema é invadido por tramas que são muitas vezes copiadas dos folhetins que não cansam de invadir a nossa televisão.

Mais do que isso, o investimento que filmes destes calibres recebem, em comparação a filmes mais elaborados, são cada vez maiores. Afinal, filmes simplórios em roteiro, mas cheios de atores globais e rostos bonitos são o carro-chefe do nosso cinema.

"Tropa de Elite", o primeiro e o segundo, mistura pitadas de vários temperos, e consegue criar uma trama crível, de apelo popular, e cheio de investimentos, sem apelar pra mesmice. A segunda fita, por exemplo, dá um significativo avanço com relação à primeira, quando o assunto é reflexão do cotidiano.

Por isso, eu fui um dos entusiastas que esperou o dia em que "Tropa de Elite 2" destronou "Se Eu Fosse Você 2" do posto de mais visto do cinema nacional desde a retomada. Pra mim, a sequência dirigida por Daniel Filho não só não é engraçada, como também não acrescenta um pingo de originalidade. O único mérito do longa, pra mim, é ajudar a alavancar Glória Pires, uma grande atriz, ao posto que merece ocupar. Só.

É claro que o cinema precisa de filmes como estes, afinal, a massa clama por coisas assim, e até os mais intelectuais precisam de filmes mais besteirol e menos cult. Tudo bem, isso até eu admito, quando entrei no cinema pra ver "Marmaduke". Defendo a existência de quantos "Se Eu Fosse Você" sejam precisos, desde que surjam Tropas de Elite de vez em quando.

Veja abaixo as dez maiores bilheterias do cinema brasileiro desde 1970. Os dados são do Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual, da Ancine. (retirado do Blog do Artur Xexéo)

1. "Dona Flor e seus dois maridos" (1976)......................10, 7 milhões de espectadores

2. "A dama do lotação" (1978)...............................................7,8 milhões

3. "Tropa de elite 2" (2010)...................................................6,2 milhões

4. "Se eu fosse você 2" (2009)..............................................6,1 milhões

5. "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão" (1977)......5,7 milhões

6. "Lúcio Flávio, passageiro da agonia" (1977).................5,4 milhões

7. "2 filhos de Francisco" (2005).........................................5,3 milhões

8. "Os saltimbancos trapalhões" (1981).............................5,2 milhões

9. "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" (1978).......5,08 milhões

10. "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982).....................5,04 milhões

Há quem diga que os filmes do Mazzaroppi atraíram muito mais de 20 milhões de espectadores, sendo que os filmes foram exibidos em cinemas do interior do Brasil, ficando em cartaz por muito tempo, alguns por anos a fio. Infelizmente, dados sobre a exibição desses longas, ainda mais em lugares tão remotos do país, nunca foram concretizados.

Nenhum comentário: