domingo, 16 de novembro de 2008

3, 2, 1 - Gravando

[REC] (Espanha, 2007)
De Jaume Balagueró e Paco Plaza. Com Manuela Velasco, David Yert, Vicente Gil.

A fórmula de "A Bruxa de Blair" chegou ao mercado muito inovadora, revolucionando o cinema de terror dos anos 90. Dali por diante, qualquer técnica parecida seria tachada de cópia ou todos remeteriam ao filme de 1997, onde assistimos ao pânico de três amigos numa floresta sendo perseguidos por alguma assombração - tudo isso registrado pela câmera portátil deles. "Cloverfield - Monstro" usou a mesma estética de filmar com uma câmera amadora o ataque de um monstro em Nova York, mas deixou o ego de uma superprodução tomar conta de si. Isso é o que não acomtece em "REC" produção espanhola de 2007, que chega ao Brasil com atraso. Pois lhes digo, antes tarde do que nunca é bom ver um filme de terror decente pra variar.

O filme na verdade é o material de vídeo de uma equipe de TV - Ângela Vidal, a repórter e Pablo, o cinegrafista - que estava acompanhando uma noite de trabalho com o corpo de bombeiros local. Quando eles recebem um chamado para atender a uma senhora que está presa em seu apartamento, supostamente desmaiada, eles são pegos de surpresa por uma situação altamente incomum. Ao se deparar com a tal senhora percebem que ela está possuída por algum tipo de enfermidade. Quando a defesa civil decide então interditar o prédio por conta de alguma ameaça biológica, bombeiros, policiais, vizinhos e a equipe de TV ficam presos dentro do edifício, tendo que conviver com uma ameaça que eles nunca esperaram encontrar: um vírus que transforma humanos em zumbis comedores de carne. Tem início uma guerra pela sobrevivência de cada um deles.



O bom de "REC" é simplesmente a forma despretensiosa que os sustos são aplicados. Você sabe que os zumbis podem atacar e aparecer a qualquer momento, mas os gritos de pânico são inevitáveis. Sem falar da forma como são mostrados os fatos desde o início, pela camera de tv do cinegrafista. O filme ainda traz um final que amarra as pontas que vao sendo deixadas soltas ao longo do filme e peca pelo exagero em alguns aspectos. Ele é enfadonho em algumas partes, sobretudo nas partes em que Angela decide usar seu espírito jornalista e entrevistar os confinados, o que causa os bons momentos engraçados do filme - o que é contraditório se você pensar que há zumbis do lado de fora querendo seu pescoço. Mais contraditório ainda econfuso: porque raios alguém continua filmando com tanta destreza e competência com um enxame de zumbis devorando seus companheiros? Enfim, é um filme.

Esses ligeiros desvios não influem em nada para destruir a maestria em que REC se transforma.As atuações estão ótimas, de todos os atores, e ainda conta com alguns veteranos para dar um tom mais despretensioso ainda. Vale incrivelmente pelos sustos que prega e mostra que Hollywood tem muito que aprender. O cinema espanhol se coloca mais uma vez em voga (na verdade, o fato de ser espanhol dá um charme maior ao filme). Não me espanta se daqui há pouco fizerem uma refilmagem americana do filme. "REC" é com certeza um dos melhores filmes de terror que eu já assisti e recomendo pra todo mundo que sente falta de um susto de vez em quando.

Nota: 8,5

Assista abaixo o trailler do filme:

Nenhum comentário: