sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dúvida - Boas atuações garantem a "certeza" do filme

Doubt (EUA, 2008)
De John Patrick Shanley. Com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis.

Depois que saem as indicações para o Oscar é aquela correria para ver todos os filmes antes da grande cerimônia do dia 22. Dúvida, o filme que garantiu a 15° indicação de Meryl Streep, chega às telas cercado de ... er, dúvidas. Dúvidas por que o filme entregou indicações a todos os protagonistas e a uma não-protagonista: Viola Davis, que aparece em apenas uma sequencia - nem tão boa assim. Mais dúvidas por seu roteiro também ter sido indicado entre tantos gigantes da categoria (Benjamin Button, Milk, Frost/Nixon).Todos com chances de tirar os doces das bocas dos favoritos nas atuações, embora isso tenha muitas chances de não acontecer.

A Irmã Alouysius (Meryl Streep) é a diretora da escola católica St. Nichols. Muito rígida e áspera, a Irmã é temida por todos os alunos e coloca ordem em todas as outras freiras do colégio. Entre elas está a Irmã James (Amy Adams), nova e inocente professora que é desacreditada pela diretora. Toda essa autoridade é contraposta na pele do Padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), um padre que está aberto a mudanças de comportamento para a Igreja se adequar aos novos tempos. Esse comportamento não agrada a Irmã Alouysious e, quando a Irmã James revela que o padre tem se encontrado secretamente com um dos alunos, suas suspeitas sobre o padre aumentam, temendo um caso de abuso sexual na escola. É quando a guerra entre o Padre e a Irmã Alouysious começa, tendo a ingênua Irmã James e as outras no meio da situação, que envolve mais do que eles imaginam.

O filme se deve mais às atuações do que ao roteiro em si, apesar de esse estar bem definido e simples. Mas um pouco mais de complicação, neste caso, num tema tão absurdamente atual, ajudaria a difundir uma melhor discussão do assunto. o filme prefere seguir o caminho da dúvida mesmo da Irmã do que explanar o problema (as palavras abuso, sexual, pedofilia ou qualquer uma que explicite o caso nem são citadas) Afora isso, as interpretações divinas dos quatro atores indicados (Meryl, Philip, Amy e Viola) seguram todo o filme. Meryl é sempre Meryl e ela pode roubar a sonhada estatueta de Kate Winslet. Amy Adams está fenomenal como a bobinha Irmã James.

Pode ser que Dúvida saia do Oscar com as mãos abanando, afinal os favoritos desse ano não vieram pra perder. Mas só o fato de todos os atores terem sido indicados (até Viola Davis, nada contra, mas vá entender) explica o quão poderosa pode ser uma atuação num filme que, apesar de boas sacadas e falas do roteiro, é fraco em alguns momentos, incluindo o desfecho. Isso deve ser o significado do chamado "Cinema Teatral".

Nota: 8,0

Nenhum comentário: