sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Os números do Oscar



A seguir alguns dos números relacionados com a cerimônia da 81ª edição do Oscar, que será entregue no domingo.

- 32 milhões: o número de espectadores que acompanhou o Oscar pela televisão no ano passado, a cifra mais baixa desde 1974. Há apenas três anos, em 2006, 38,8 milhões de pessoas se sentaram para ver a cerimônia só nos Estados Unidos, e nessa ocasião a baixa já foi de 7,8% em relação a 2005.

- 5.830: é o atual número de membros do colégio eleitoral da Academia de Artes de Ciências, que decide os ganhadores da estatueta.

- 3.400: é o número de cadeiras no teatro Kodak, onde o Oscar é entregue desde 2002.

- 1929: foi o ano da primeira edição da festa do Oscar, dois anos depois da criação da Academia.

- 300: é o número dos felizes ganhadores de um lugar nas arquibancadas do tapete vermelho por onde desfilam as estrelas antes de entrar o teatro Kodak.

- 80: a idade que Jessica Tandy tinha quando ganhou o Oscar de melhor atriz em 1990 por "Conduzindo Miss Daisy".

- 50: o número de estatuetas douradas que serão entregues este ano para premiar 24 categorias.

- 34: é o recorde de seleções para o Oscar de melhor filme estrangeiro, em poder da França.

- 26: recorde absoluto de Oscar recebidos, em poder de Walt Disney. O criador do Mickey recebeu 22 estatuetas por suas obras e quatro Oscar honorários. Também conta com o recorde de maior número de indicações.

- 19: o recorde de indicações ao Oscar recebidas por uma pessoa, o engenheiro de som Kevin O'Connell, que nunca levou a estatueta.

- 15: são as indicações recebidas por Meryl Streep, que este ano quebrou o próprio recorde sendo indicada para melhor atriz.

- 6: o número de indicações póstumas para um Oscar, que este ano foi recebida por Heath Ledger. Da lista que também inclui James Dean, Spencer Tracy, Peter Finch, Ralph Richardson e Massimo Troisi, apenas Finch levou a estatueta.

Nenhum comentário: