terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 - "Quem Quer Ser um Milionário?" leva 8 prêmios

Uma cerimônia que com certeza vai ficar na história do Oscar. Não apenas por coroar um filme tão diferente como Slumdog Millionaire, mas por mostrar que o mundo do cinema está diferente. Eu terminei o texto do Oscar do ano passado dizendo que, após a greve dos roteiristas, o cinema teria um ano muito melhor. E com certeza essa "profecia" está se cumprindo. Começando pela cerimôna em si, o ator Hugh Jackman foi o anfitrião da noite, mostrando que sabe ser versátil. Cantou, dançou, fez piadas, enfim, um showman. Um dos pontos altos da noite, o número que homenageou os musicais, cantado por Hugh Jackman apoiado por Beyoncé, Zac Efron, Vanessa Hudgens, Amanda Seyfried e Dominic Cooper. O grupo apresentou um medley de canções de vários musicais do cinema, de "O Picolino" a "Mamma Mia!", tudo isso coreografado por Baz Luhrmann.Outro ponto forte da cerimônia foram as montagens feitas apresentando os filmes de 2008 em cada gênero, não distinguindo se eles são bons ou ruins, filmes de Oscar ou não. Destaque para a parte da Comédia, dirigida por Judd Apatow, com Seth Rogen e James Franco. Além dos cenários especiais montados para cada categoria, e um pequeno roteiro através delas. As categorias foram apresentadas em ordem de produção de um filme (tudo começa com um roteiro, depois vem a maquiagem, o cenário, a escolha dos atores, a pós produção com os efeitos, o diretor e, por fim, o filme pronto).

O Oscar teve uma noite de surpresas ao mesmo tempo em que manteve o óbvio. Não que o óbvio seja ruim. Na categoria animação "Wall*e" se consagrou, dando mais um Oscar para a Pixar. Já o curta "Presto", também da Pixar, não teve a mesma sorte, perdendo para o francês "La Maison de Petits Cubes". O prêmio de melhor documentário foi paa o favorito "Man on Wire", que levou seu personagem ao palco, um equilibrista. "A Duquesa" conquistou o prêmio de Melhor Figurino, todo de época. E para melhor filme estrangeiro, uma surpresa: contrapondo todas as expectativas, o filme israelense "Waltz With Bashir" não ganhou o prêmio, que ficou com o japonês "Departures". Então tá.

Um dos favoritões da noite, "O Curioso Caso de Benjamin Button", recordista de indicações, teve de se contentar com apenas 3 prêmios técnicos, merecidos, é verdade: Maquiagem, Efeitos Visuais e Direção de Arte. Outro que também era favorito para os prêmios técnicos, "Batman - O Cavaleiro das Trevas", levou apenas 2 de suas 8 indicações: Edição de Som e , claro, Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger. Numa cerimônia feita de modo diferente, cinco grandes atores que, venceram na categoria no passado, falavam de cada indicado no palco, para no final premiar o vencedor. Assim, o Oscar de Heath Ledger foi entregue por Alan Arkin, Kevin Klein, Cuba Gooding Jr., Christopher Walken. A família de Heath recebeu o Oscar, discursando e agradecendo pelo reconhecimento do seu trabalho e aceitando o prêmio em nome de sua filha, Matilda. O prêmio póstumo é o segundo entregue pela academia, tendo sido entregue antes a Peter Finch, por "Rede de Intrigas".

Na categoria Atriz Coadjuvante, Tilda Swinton, Woopi Goldberg, Goldie Hawn, Anjelica Huston e Kathy Bates entregaram o Oscar para Penelope Cruz, que ganhou pelo filme "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. Penelope falou da honra de ser a primeira espanhola a ganhar o prêmio e falou algumas palavras em espanhol. Já Kate Winslet se consagrou na categoria Melhor Atriz pelo filme "O Leitor". Após sua sexta indicação, Kate discursou emocionada falando de como esperava pelo prêmio desde pequena. Ela recebeu seu prêmio das mãos de Sophia Loren, Nicole Kidman, Shirley McLaine, Halle Berry e Marion Cotillard.

Uma pequena surpresa aconteceu na categoria Melhor Ator, apresentada por Adrien Brody, Ben Kingsley, Anthony Hopkins, Robert de Niro e Michael Douglas, o prêmio foi para Sean Penn, por "Milk - a Voz da Igualdade", desbancando o então favorito Mickey Rourke, por "O Lutador", quase uma unanimidade nas premiações. "Milk" ainda levou a estatueta de melhor Roteiro Original para Dustin Lance Black. Todos os homens da equipe do filme carregavam no terno uma fita branca simbolizando a luta pelos direitos homossexuais. O próprio Sean Penn falou disso no seu discurso afirmando que todos devem ter direitos iguais.

Mas, apesar das surpresas, não teve outra obviedade tão prazerosa quanto assistir às 8 vitórias de Slumdog Millionaire. Além da estatueta de melhor filme, melhor diretor para Danny Boyle e melhor roteiro adaptado para Simon Beaufoy, o filme ainda ganhou os prêmios de montagem, mixagem de som, trilha sonora, canção para "Jai Ho" e fotografia. Slumdog Millionaire foi, talvez, o filme mais original de 2008, não tão dramático como "O Leitor", não tão fantástico como "Benjamin Button", não tão magistral quanto "O Cavaleiro das Trevas", mas original e diferente. Vitória mais do que merecida, o que prova que o Oscar, apesar de conservador e turrão, aos poucos está reconhecendo um mundo novo que se abriu para os filmes extra-Hollywood. Ah, crise? Que Crise?
Melhor Filme - Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor Ator - Sean Penn (Milk)
Melhor Atriz - Kate Winslet ( O Leitor)
Melhor Ator Coadjuvante - Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas)
Melhor Atriz Coadjuvante - Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Melhor Direção - Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?)
Melhor Filme de Animação - WALL*E
Melhor Roteiro Original - Dustin Lance Black (Milk)
Melhor Roteiro Adaptado - Simon Beaufoy (Quem Quer Ser Um Milionário?)
Melhor Canção - "Jai Ho" (Quem Quer Ser Um Milionário?)
Melhor Trilha Sonora - Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor Maquiagem - O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Figurino - A Duquesa
Melhor Direção de Arte - O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Montagem- Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor Fotografia - Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhores Efeitos Visuais - O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Edição de Som - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Mixagem de Som - Quem Quer Ser Um Milionário?
Melhor Filme Estrangeiro - Departures (Japão)
Melhor Documentário em Longa Metragem - Man on Wire
Melhor Curta de Animação- La Maison de Petits Cubes

Nenhum comentário: