sábado, 21 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser Um Milionário?

Slumdog Millionaire (UK, EUA, Índia, 2008)
De Danny Boyle. Com Dev Patel, Freida Pinto, Irrfan Khan.

Slumdog Millionaire já chega no Brasil altamente comentado. O filme mais cotado para ganhar o Oscar desperta curiosidades em todas as mentes que penetra. Afinal, que filme é esse que surgiu do nada e desbancou filmes tão tradicionais e favoritos quanto "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Milk", além de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "Dùvida" e tantos outros? A história, ao que parece, é só uma versão de um programa de TV na Ìndia. Pois bem, esse "slumdog" tem muito o que mostrar ainda e pode ser assistido sob várias óticas.

Jamal é um rapaz de 18 anos que está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias na versão indiana de "Who Wants To Be a Millionaire?". Ele é acusado de estar trapaceando no jogo e, através de flashbacks, conhecemos toda a sua vida, sua trajetória triste, desde a infancia pobre e a perda da mãe, aos horrores que passou quando criança e como conhece Latika, a menina que viraria seu amor para todo o sempre. Jamal se inscreve no programa justamente na esperança de que Latika esteja assistindo para encontrar com ela. A vida de Jamal, Latika e de seu irmão, Salim, nunca mais seriam as mesmas desde que seus caminhos se cruzaram.

O filme é uma incrivel história de superação, além de ter um tom descontraído e divertido, daqueles no estilo "Pequena Miss Sunshine". O filme tem aura de independente e já levou tudo quanto foi premio ao redor do globo. O diretor Danny Boyle e o roteirista Simon Beaufoy entregam uma história que comove e que apresenta uma Índia diferente daquela que Bollywood ou a novela das oito apresentam. Uma realidade que ninguém sequer imagina passar. É impossivel nao se aproximar de Jamal e torcer por ele no programa. O que coincide é que as perguntas que vão sendo feitas a ele são explicadas com coisas que aconteceram na sua própria vida.
Ninguém pode deixar de assistir a essa história emocionante e empolgante. Vai levar o Oscar? Só saberemos dia 22, mas a aposta é alta e justificável. Se não levar, Slumdog Millionaire ja foi reconhecido por ser o filme mais original do ano no Oscar 2009.

Nota: 10

Nenhum comentário: