quinta-feira, 26 de março de 2009

Quero ser Judd Apatow

Sabe aquela corrente antiga que diz que nós, brasileiros, nunca vamos conseguir entender por completo a comédia americana? Talvez por isso Will Ferrel, por exemplo, nunca tenha conseguido expectativas altas em seus filmes aqui no Brasil. Mas tudo isso mudou um pouco de persepectiva depois de um certo filme chamado "O Virgem de 40 anos", e graças a um nome, que hoje faz toda a diferença nos batidores do cinema. Trata-se do produtor, diretor e escritor Judd Apatow.

Judd Apatow está acostumado com comédia desde sempre. Sua mãe trabalhava em um clube de comédia, onde ele praticamente cresceu e aprendeu a admirar a nobre arte de fazer rir. Já trabalha desde muito tempo no ramo, no início dos anos 90, escrevendo para shows de TV e dando gancho para outros nomes da comédia que começavam a sua ascenção, como Jim Carrey e Ben Stiller. Depois, produziu entre um ou outro programa para a TV, filmes como "O Pentelho" de 1996. E assim foi indo até que produziu o filme "O Âncora" de 2005, contando os bastidores do telejornalismo americano sob a visão de Will Ferrell.

Mas foi com "O Virgem de 40 Anos" que sua vida cinematográfica mudou. Escrevendo, dirigindo e produzindo, Judd Apatow criou uma das mais bem sucedidas comédias dos últimos tempos, surpreendendo quem já achava o gênero saturado. O filme só custou US$ 25 milhões e além de alavancar a carreira de Steve Carrell, até então ilustre coadjuvante dos demais filmes, marcou a do próprio Apatow, que desde então esteve por trás de outros sucessos da comédia. "O Virgem..." foi a comédia mais vista no verão americano de 2005 e um dos filmes mais comentados para todo o sempre.

O resto é história. Escreveu e dirigiu a melhor comédia do ano passado, "Ligeiramente Grávidos" e esteve presente em "Superbad", "As Aventuras de Dick e Jane", "Rick Bobby - A Toda Velocidade" e o recente "Zohan - o Agente Bom de Corte", além de alguns outros títulos bem-sucedidos. O último filme produzido por ele, "Segurando as Pontas", deu o que falar na imprensa americana, E ainda está inédito no Brasil "Ressaca de Amor" e pudemos assistir a "Quase Irmãos", com Will Ferrell e John C. Reily. Ainda vamos conferir esse ano, o filme "Ano Um", com Jack Black e Michael Cera. Apatow ainda está com dois filmes em produção: "Funny People", com Adam Sandler e "Get Him to the Greek", com Jonah Hill e várias cantoras como Pink, Christina Aguilera e Katy Perry.

Recentemente, Judd Apatow ganhou o prêmio de Personalidade do Ano na Comédia, durante o festival Just For Laughs, em Montreal. Nada mais justo pra quem mudou o jeito americano de se fazer rir. Em meio a comédias besteirol e paródias desencabidas, é bom ver um humor inteligente e que faça alguma diferença. Judd Apatow está aí pra isso e conquista cada vez mais astros. E assim vai conquistando cada vez mais público.

Nenhum comentário: