sábado, 8 de maio de 2010

Segurança Nacional


Segurança Nacional / S.O.S. Brasil
(Brasil, 2010) De Roberto Carminati. Com Thiago Lacerda, Milton Gonçalves, Ângela Vieira, Viviane Victoretti, Gracindo Jr., Joaquín Cosio, Aílton Graça e Sônia Lima.

"Segurança Nacional" tem os seus pontos fortes. É um filme completamente nacionalista e ufanista e são poucos os filmes assim no nosso país. Acho que o último assim foi "Policarpo Quaresma". Afinal, vemos em filmes americanos a bandeira deles ostentada a torto e à direito e seus soldados mostrados como bravos heróis de guerra. O problema com o filme é levar esse ufanismo faltante no cotidiano do brasileiro e elevar à enésima potência, fazendo um filme tosco e completamente desconjuntado, tanto que dá vontade de rir.

No filme, Thiago Lacerda é Marcos, um agente da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência - que existe mesmo - que investiga pontos de entrada de drogas de países como a Colômbia nas fronteiras amazônicas. Para isso, a ABIN inventou o SIVAM, o Sistema de Vigilância da Amazônia, que funciona como um radar do narcotráfico. Quem não está contente com isso é Hector Gasca, chefe de um cartel colombiano que ataca o Brasil de todas as formas que ele conhece: sequestrando políticos, atacando militares e, por último mas não menos importante, lançando duas bombas atômicas. Quem frustra esses planos todos é o agente Marcos, que com o apoio da diretora da ABIN, Gloria, e do presidente da República Ernesto Dantas, comanda o Exército e a Força Aérea na luta para acabar com o tráfico. Quando Gasca decide explodir uma bomba atômica no meio de Florianópolis, e sequestra a namorada de Marcos, Fernanda, que, pasmen!, é filha da Dra. Gloria mas que ele não sabia, é Marcos quem tem que resolver o problema, tendo consigo o apoio das invencíveis Forças Armadas Brasileiras.

O filme parece ter sido roteirizado por algum agente do Ministério da Defesa, porque ele está muito mais focado em mostrar o trabalho do exército do que em criar um filme de ação. Mesmo quando essas cenas de ação acontecem, à lá Hollywood, elas não tem nenhum tipo de adrenalina e não prendem o espectador. Sem falar que os traficantes colombianos são bem fraquinhos e o Exército, aparentemente pode resolver tudo. Principalmente o agente interpretado por Thiago Lacerda, que parece ter sido uma mistura de Jack Bauer com alguém do seriado "Força-Tarefa" (que por sinal, é melhor que esse filme).

E eis que no meio do caminho está uma trama piegas do romance de Marcos e Fernanda (embalada pela trilha sonora brega com músicas cantadas por Marina Elali). Os dois formam o casal mais sem graça do cinema nacional em décadas. O elenco é fraco. Milton Gonçalves nao convence como presidente, apesar de eu achar que esse grande ator merecia o papel de presidente uma vez na vida, assim como Morgan Freeman em "Impacto Profundo". Quem salva mesmo no quesito atuação é Ângela Vieira, que parece ser a mais à vontade no papel e, vejam só, Sônia Lima, em participação especial, também faz bonito.


No mais, o que vemos são bandeiras tremulando, um espetáculo verde-amarelo com direito a hino nacional e tudo e um roteiro formal demais para a nossa linguagem tipicamente brasileira. Ninguém fala daquele jeito na vida real, mesmo que em termos oficiais do exército. "Segurança Nacional" é bem produzido, tem um visual bacana, e merece ser no mínimo reconhecido por conseguir colocar tantos aviões oficiais em operação num filme nacional. Só que peca pelo excesso. Fica a lição para os próximos filmes: mais ação, menos propaganda.

PS: Se você fosse um narcotraficante colombiano, fulo da vida com o Governo Brasileiro, de posse de uma bomba atômica, e resolvesse dizimar uma grande cidade do nosso país, qual delas você destruiria?

a) Rio de Janeiro
b) Brasília
c) São Paulo
d) Florianópolis

Fala sério, nada contra Florianópolis, mas se é pra chamar a atenção, tem outras cidades pra destruir.

Nota: 5,0

Um comentário:

Landry disse...

Eu destruiria florianopolis sim kkkkk qual o problema kkkk zueira...adoro seu comentarios kkk