quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kick-Ass: Quebrando Tudo

Kick-Ass
(EUA,2009) De Matthew Vaugh. Com Aaron Johnson, Christopher Mintz-Plasse, Chloe Moretz, Nicolas Cage e Mark Strong.

"Kick-Ass" está concorrendo esse ano ao título de filme mais 'cool' do ano, aquele que é baseado em gibis bacanas (ou não) e que fez sua fama principalmente no boca-a-boca de fãs e geeks da internet. Junto com ele atras dessa posição estão outras produções também inspiradas em quadrinhos, "Scott Pillgrim vs. The World" e "The Losers". O que "Kick-Ass" tem de tão atraente assim? A HQ escrita por Mark Millar traz todos os elementos que fizeram o mundo se apaixonar pelo primeiro "Homem-Aranha", anos atrás. Um sujeito comum que quer mudar o mundo cisma de se tornar um super-heroi de verdade, o famigerado Kick-Ass do título. Só que pra Peter Parker era fácil ser herói depois de receber poderes de uma aranha geneticamente modificada. Experimenta partir pra briga contra o crime apenas com a vontade de lutar.

O jovem Dave Lizewski é um adolescente comum dos Estados Unidos, o típico mané invisível que passa o dia na internet e lendo gibis. Um dia ele resolve ser um super-herói. Simples assim. Cansado de ser assaltado, insultado e de tanta injustiça no mundo, Dave encomenda um uniforme verde e decide combater o crime como o temido Kick-Ass. Só que ele logo vai perceber que as grandes responsabilidades vem mesmo sem grandes poderes. Dave é esfaqueado e atropelado na primeira incursão como herói, mas na segunda, depois de defender um rapaz de uma gangue, se torna febre na internet e vira uma lenda local. Esse ato chama a atenção de Damon Macready e Mindy, dois justiceiros de verdade e que seriam até convencionais, não fosse Daddy o pai de Mindy, que só tem dez anos. Juntos eles formam a dupla Big Daddy e Hit-Girl, que lutam combatendo o crime organizado de Frank D'amico, que acredita que os golpes que vem sofrendo são armados por Kick-Ass, e não pela dupla. Na briga atrás do herói verde entra o filho de Frank, Chris D'amico, que disfarçado de Red Mist, quer apenas ganhar a confiança de Kick-Ass e, consequentemente, do seu pai.

O roteiro tem muita ação e cenas fortes, o que contribuem para o bom desenvolvimento do filme, que não perde o fôlego um instante sequer. O que desperta no espectador é aquela sensação de dinheiro bem gasto e diversão garantida, já que o visual do filme e as situações inusitadas dão o ritmo do longa. Destaque para as atuações, que se encaixam perfeitamente no filme. Aaron Johnson, Chris Mintz-Plasse e Chloe Moretz refletem bem o espírito de seus personagens, ela mais ainda na pele da Hit-Girl, que choca até o espectador mais bem preparado pro filme. Os veteranos também se saem bem e Nicolas Cage entrega um de seus personagens mais legais da década.




Agora vou dar um destaquezinho para Mark Strong. Ele interpretou nada menos do que quatro vilões em blockbusters esse ano. Ele foi o Lord Blackwood de "Sherlock Holmes", o conselheiro do mal Godfrey em "Robin Hood" e interpretou Sir John Conroy, algoz em "A Jovem Rainha Vitória". Agora com o Frank Damico de "Kick-Ass" ele consolida o perfil de vilão que começou a construir em filmes como "Oliver Twist" e "Stardust". Será que estamos diante do novo William Dafoe? Só o tempo vai dizer, tudo indica que Strong deve continuar interpretando vilões nas adaptações de "John Carter of Mars" e "Lanterna Verde".

Nota: 9,0

Nenhum comentário: