quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marmaduke

Marmaduke
(EUA, 2010) De Tom Dey. Com Lee Pace, Judy Greer e vozes originais de Owen Wilson, George Lopez, Emma Stone, Sam Elliott. Stacey "Fergie" Fergunson, Christopher Mintz-Plasse, Kiefer Sutherland, Marlon Wayans e Damon Wayans Jr.

Quando o filme começou a ser divulgado, aparentemente eu era a única pessoa a se lembrar do Marmaduke. Um cachorro gigantesco até para os padrões dos desenhos animados que só armava confusão e derrubava os outros no chão. O desenho do Marmaduke é um clássico das tirinhas em quadrinhos que estreou em 1954 e depois ganhou seu desenho animado, nos anos 1980. E só pra constar, ele veio antes do Scooby-Doo, que só apareceu na TV em 1969. Por alguma razão, pouca gente lembrava do Marmaduke. Infelizmente, se for depender desse filme, vão lembrar menos ainda.

Marmaduke é um dogue alemão gigantesco em "plena adolescência", como ele mesmo define. Sua famíla, composta por Phil, Debbie e os filhos deles, Barbara e Brian, além do gato Carlos, vive em harmonia no Kansas até que Phil precisa se mudar para um novo emprego na Califórnia. É lá que Marmaduke vai aprender que a vida de um garoto do interior pode ser dificil nas badaladas praias de lá, com as divisões típicas das classes sociais e do high school americano.

Sério, "Marmaduke" nem vale a pena ser comentado. Porque o filme não se leva a sério em nem um momento. Isso até chegar o final do filme, quando se despeja uma carga dramática desnecessária e chega a ser involuntária a crise de riso. Os atores reais nao tem muita expressão e o fato de terem misturado CGI com animais de verdade para fazê-los falar ficou meio tosco. O dogue alemão usado nao tem expressão (como todos os animais né, duh!) e seria melhor se eles tivessem usado o mesmo CGI que criou Garfield, Scooby-Doo e outros.

Apesar de tudo, o filme tem seus méritos por focar lições de moral que são dirigidas basicamente às crianças, o óbvio público alvo do filme. Só que o que resta para os pais (e até mesmo para as crianças) é a sensação de tempo perdido e dinheiro mal gasto, já que tudo o que está na tela é mais do mesmo. Pena que o desenho ganhou uma homenagem mal aproveitada, mesmo com todo o elenco estelar que dá voz aos seus bichinhos.

Nota: 2,0

Abaixo: um videozinho do desenho original.

Um comentário:

Wedis disse...

Eu votei no seu blog. Parabéns! Eu repito, ele é muito bom mesmo. Abs!