quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Saga Crepúsculo: Eclipse

The Twilight Saga: Eclipse
(EUA, 2010) De David Slade. Com Kristen Stewart, Robert Pattinson. Taylor Lautner, Bryce Dallas Howard, Dakota Fanning, Xavier Samuel e Joderle Federland.

A maioria dos não-fãs da saga Crepúsculo torce o nariz de imediato para a produção. E eles tem a sua parcela de razão. Stephenie Meyer escreveu uma história sem um pingo de consistência ou coerência, uma grande desculpa para hormônios em ebulição de adolescentes. Mas no que diz respeito aos livros, "Eclipse" até que é bom. Tem mais ação por conta dos vampiros maus que rondam Seattle e pulverizam os humanos para criar um exército. O que estraga esse clima, que poderia se sustentar muito melhor no cinema, é uma indecisão desenxavida da protagonista Bella Swann em se render ao amor do vampiro ou se deixar levar pelos encantos do lobisomem musculoso. Toda essa baboseira não leva a lugar nenhum e isso se repete no filme. O triângulo amoroso (mais sem graça no terceiro longa) ocupa mais espaço do que a ação, suposta razão de David Slade, de "30 Dias de Noite", estar no comando.

O tempo passa e a formatura de Bella Swann está chegando e ela precisa agilizar sua vida para se transformar em vampira. Edward Cullen só pede uma condição em troca de transformar a garota: que ela se case com ele. Enquanto isso, Bella vira alvo de uma caçada da vampira Victoria, que está formando um exército de vampiros recém-criados para acabar com o clã Cullen. Todo esse esquema da vampira má desperta a atenção dos lobisomens, que se sentem responsáveis por proteger a reserva e Forks. Isso faz com que Jacob esteja novamente presente na vida de Bella, e faz a garota começar a ter dúvidas sobre quem ela ama mais. Quando Victoria e seu exercito começam a se aproximar de Bella, é hora de vampiros e lobisomens unirem forças para acabar com a ameaça, antes que os Volturi se metam na história.

"Eclipse" funciona no fim das contas. Pelo menos pelo princípio de ação que se desenrola na luta dos recém criados e na própria atmosfera e contexto em que eles estão inseridos. Ao mesmo tempo, uma gama de tramas paralelas se desenvolveram para poder organizar os pensamentos do espectador, só que isso se arruma na tela de uma forma confusa. Uma série de flashbacks invadem o espaço, contando a história de Rosalie, Jasper e dos lobos, sem falar das aparições de Victoria. Essa, aliás, é a maior decepção do filme, na pele de Bryce Dallas Howard em seu pior papel desde "A Dama da Água". Howard entrega uma vampira insossa, que em nada lembra a maldade da Victoria dos livros ou dos filmes anteriores, quando foi interpretada pela até-boa-nesse-papel Rachel Lefevre.

A história é recheada com um erotismo não visto ainda na saga, o que é bom na dose que aparece, só que para por aí. Edward se prova um vampiro casto, Jacob um lobisomem frouxo e submisso, embora musculoso e Bella mais uma vez é a mais inútil na história toda, embora todos pareçam se mover ao redor dela. "Eclipse" foi melhor de um ponto de vista comercial que seus antecessores, colocando a ação em evidência e dando um tom mais sensual na trama, mas ainda é vazio de roteiro. Isso é resultado do esforço (ou falta de) de Melissa Rosenberg em tentar traduzir para algo palatável a história fraca escrita por Stephenie Meyer.

Não sou contra a saga Crepúsculo, pelo contrário, sou fã, gosto da história (por alguma razão), e essa é a minha cota de cultura inútil aceitável. Mas simplesmente gostar da história não quer dizer que eu ache o melhor dos livros já escritos pela humanidade. A saga é ruim, fraca, e não importa o esforço da Summit, dos diretores, da roteirista ou dos fãs que lotam as salas dos cinemas: nada salva uma história fraca. Porém, chegamos a um ponto em que eu me pergunto se vale a pena julgar os filmes da franquia. A saga não está sendo levada ao cinema pelos filmes em si, e sim para ganhar dinheiro e satisfazer o voyeurismo de uma legião de fãs sedentos por mais disputas entre o Team Jacob e o Team Edward.


Ah, e Joderle Federland, a Bree Tanner, é a melhor atuação do elenco. Mesmo que só apareça uns dez minutos.
Nota: 4,5

2 comentários:

Fernando Labanca disse...

Marcos,
primeiramente, parabéns pelo blog,
mto bom msm!!

Tbm tenho um blog, mas naum eh nada tão profissional assim!!

Sobre Eclipse, naum sou nada fã da saga, mas tbm confesso q acabei gostando do filme!!
Ótima resenha!!

valeu

Anônimo disse...

Os livros são ótimos, mas os filmes são um desastre total. Temos uma Bella apática, que as vezes parece que esquece suas falas, um Edward sem ou quase atitudes apagado e um Jacob bombado e apelativo sempre sem camisa. Devo supor que cortaram as verbas para o figurino dele?