quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Empregada



Hanyo / The Housemaid
(Coreia do Sul, 2010) De Im Sang-Soo. Com Jeon Do-Yeon, Lee Jung-Jae, Woo Seo e Yun Yeo-Jong.

O cinema oriental tem ganhado cada vez mais destaque mundial. Tanto é que alguns dos títulos estão se tornando verdadeiros objetos cult, vide o filme de monstro "O Hospedeiro", da Coréia do Sul, que serviu de base para "Cloverfield", mas que é infinitamente superior. Veja também o caso do chinês Zhang Yimou, do diretor de Hong Kong, Won Kar Wai, e do vencedor do Oscar de Filme estrangeiro no ano passado "A Partida", do Japão. Esse é mais um exemplar da Coreia do Sul. "A Empregada" foi inscrito na competição oficial de Cannes em 2010.

A jovem Eun-yi vai trabalhar na casa do milionário Hoon, cuja esposa está gravida. Chegando lá, ela descobre que a sua tarefa é ficar de babá da pequena Nami, a primeira filha do casal. Mas é o patrão quem chama mais a atenção de Eun-yi e ele também começa a se sentir atraído por ela, uma vez que sua esposa está grávia. Os dois se relacionam em um affair perigoso, que é vigiado de perto pela governanta da casa. Ela, por sua vez, desconfiando que Eun-Yi está grávida, conta do caso do patrão para a sogra dele, que arma um plano para que a empregada perca o bebê. Esse jogo fica cada vez mais perigoso conforme o tempo passa, levando sérias consequências a essa família e à vida da própria Eun-Yi.



Por mais que a condução de Im Sang-Soo tente se aproximar de um drama, para o público brasileiro (leia-se eu) acostumado a novelas e dramalhões na TV, a história não te muita profundidade. Quantas vezes já nos deparamos na nossa querida televisão brasileira com casos entre patrões e empregadas, tramas de vingança, etc, etc, etc? Ao mesmo tempo, o diretor cria um suspense à la Hitchcock, que cumina com o fim imprevisível da história. Talvez o fato se o filme ter esse ritmo de novala aproxime mais ainda o público daqui, que já está acostumado com o enredo. Talvez esse mesmo fato decepcione quem gostaria de ver mais originalidade vinda de um filme coreano. Mas, no geral, ele é bom.

OBS: Destaque para a pequena Seo-Hyeon Ahn, que interpreta Nami, a filha do casal, que é mais esperta do que todo o elenco junto.

Nota: 7,0

Nenhum comentário: