quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vai começar, galera!!!!



O Rio de Janeiro vai respirar cinema a partir do dia 23 de setembro. Vai começar a 12a. edição do Festival Internacional de Cinema do Rio, com mais de 300 filmes divididos em 18 mostras, que trazem o melhor do cinema mundial para as telas brasileiras.

Este ano, o destaque do Festival vai para o cinema argentino, com a mostra Foco Argentina, que vai trazer filmes como o novo de Pablo Trapero, "Carancho", apresentado no último festival de Cannes, com Ricardo Darín ("O Segredo de Seus Olhos") como protagonista, "Quebra-Cabeças", de Natalia Smirnoff, além de outros filmes.

Entre os convidados internacionais que estarão presentes, está o diretor Amos Gitai, que também será homenageado com uma mostra que fará a retrospectiva de sua carreira, exibindo filmes como o premiado "Kippur: O Dia do Perdão".

A mostra mais esperada pela maior parte dos cinéfilos é o Panorama do Cinema Mundial, onde os principais títulos exibidos nos festivais mundo afora serão apresentados. Na lista entram "Você Encontrará o Homem dos Seus Sonhos", de Woody Allen, "Atração Perigosa", de Ben Affleck, "Route Irish", de Ken Loach, "A Woman, a Gun and a Noodle Shop", de Zhang Yimou,"Somewhere", de Sofia Coppola, que acabou de receber o Leão de Ouro em Veneza, e "Cópia Fiel", que deu a Palma de Ouro de Melhor Atriz a Juliette Binoche este ano.

Para abrir o festival, foi escolhido o longa "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor, e para o encerramento, "Lope", de Andrucha Waddington, filme que pode representar a Espanha no Oscar 2011.

Os filmes brasileiros escritos na Premiére Brasil concorrem ao troféu Redentor, onde os melhores filmes são votados pelo jurí e pelos espectadores nas categorias Longa de Ficção, Longa Documentário, Curta de Ficção e Curta Documentário. Além disso, filmes brasileiros fora de competição também serão exibidos, como "Bróder", de Jéfferson De, e "Agreste", de Paula Gaitán.

O Festival do Rio vai até o dia 7 de outubro e estará espalhado por diversas salas no Rio de Janeiro e em algumas praças públicas, com sessões gratuitas. Além disso, serão exibidos filmes em 3D, como "Jackass 3D" e "Avatar: Special Edition".


PS: Os filmes do Festival vão estar comentados aqui, seguidos com o selo abaixo. ^^

Nenhum comentário: