sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festival do Rio - A Última Estação


The Last Station (2009)
De Michael Hoffman. Com Hellen Mirren, Christopher Plummer, Paul Giamatti e James McAvoy.

À primeira vista, "A Última Estação" passa a sensação de ser um drama profundo e pesado, afinal, ele mergulha na vida pessoal de Leon Tólstoi, que defendeu o socialismo na Rússia do início do século XX. Mas não é nem de longe um drama pesado. Na verdade, muito mais do que falar da vida de Tólstoi,o filme fala da eterminação da esposa dele para salvar seu casamento e a unidade familiar enquanto ele planeja a revolução. O bom é que o diretor não carrega nas tintas e confia na interpretação dos atores para dar a veracidade necessária a esse tipo de história.

No início do século XX, nos seus últimos dias de vida, Tólstoi, um dos escritores mais cultuados de seu tempo - e fora dele - decide doar todos os seus bens depois de morto para a população, incluindo os direitos autorais de suas obras, como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina". Os problemas começam quando a esposa de Tólstoi, Sofia, desconfia dos planos do escritor, o que deve deixar sua família desamparada. Sofia vê o ato como uma traição do marido, que dá mais ouvidos a um amigo do movimento, Vladmir, do que a ela. Mas tudo o que Sofia quer é que sua família permaneça unida e que o marido a ame de volta. No meio de tudo isso está o jovem Valentin, muito ligado na ideologia pregada por Tólstoi, mas que aos poucos percebe que nem tudo deve ser levado ao pé da letra.


O filme traz uns tons de comédia e o diretor leva o filme todo em tons suaves e descontraídos. Eu diria até que o filme me lembra um quadro, pintado com maestria, daqueles que dao vontade de ficar admirando por horas. Além disso, "A Última Estação" traz uma fotografia e uma direção de arte que retratam muito bem a Rússia do início do século passado, completamente bucólica. Se bem que, com tantos atores ingleses no elenco - e falando inglês - às vezes parece que se trata da Inglaterra, e não da Rússia.



Falando no elenco, este está impecável. Com razão o casal protagonista foi indicado ao Oscar desse ano. Christopher Plummer está ótimo como o escritor Tolstói, mas o filme é todo de Hellen Mirren, uma das melhores atrizes do nosso tempo, que prova que realmente merece o titulo de Dama, que recebeu da Família Real Britânica. Além deles, Paul Giamatti e James McAvoy também traduzem o espírito tolstoiano. Todos esses elementos juntos, amarrados ao roteiro e direção de Michael Hoffman, fazem de "A Última Estação" uma ótima experiência no cinema.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: