quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um fraco 2011?


Setembro. A época mais morna do cinema, geralmente quando estreiam alguns dos filmes que irão concorrer ao Oscar ou então aqueles filmes de terror que já querem fazer campanha para o Halloween. Porém, se olharmos para trás um pouquinho, vamos ver que o clima de setembro já está instalado nos cinemas há um tempo, desde o início da temporada de blockbusters. Não dá pra negar, a temporada foi fraca. Façamos um teste: com qual filme você ficou realmente empolgado para assistir entre os meses de maio e agosto, quando estreiam as superproduções? Provavelmente muitos, mas a qualidade dos filmes está entrando cada vez em um gosto duvidoso, onde produtores e distribuidores entopem efeitos especiais e gente bonita correndo, esquecendo a qualidade geral e entregando longas insossos.

Os super-heróis que o digam. “Lanterna Verde” pode ser usado como exemplo máximoda falta de sal desta temporada. O filme com Ryan Reynolds até agrada, mas não convence, tamanha a sua superficialidade. A Marvel tentou mas “Thor” também ganhou o mesmo aspecto insosso, talvez porque estejamos mais acostumados com o nível do estúdio nos últimos anos, principalmente por conta de “Homem de Ferro”. O mesmo se repete em “Capitão América”. Um bom filme, mas que não empolga o bastante. No fundo, ambos os títulos são um prelúdio para “Os Vingadores” no ano que vem que, ao que parece, será muito sustentado pela trupe oriunda de “Homem de Ferro”. Da leva, somente “X-Men: Primeira Classe” parece ter tido um tino diferente ao apelar pela simpatia do público aos personagens. 

Já outro tipo de herói, o corsário dos sete mares Jack Sparrow, não foi capaz de empolgar tanto quanto os primeiros filmes da franquia “Piratas do Caribe”, e a quarta parte “Navegando em Águas Misteriosas” foi um pequeno descontento. Nem Penélope Cruz ajuda a salvar o filme de um roteiro fraco. E já que estamos falando de sequências, “Se Beber Não Case 2” e “Velozes e Furiosos 5” vieram, passaram, animaram, e já foram esquecidos. O segundo um pouco menos, já que a sua trama burlesca se passou no Brasil. Já “Transformers: O Lado Oculto da Lua” pode muito bem nunca mais ser lembrado.

"Carros 2": um dos mais fracos deste verão.

Nem a Pixar escapou do ócio não criativo e lançou “Carros 2” como um grande chamariz para aumentar as vendas de produtos licenciados (ou alguém tem dúvidas do porquê da sequência sequer ter sido produzida?). “Kung Fu Panda 2”, uma esperada sequência pelos fãs de Po, também decepcionou e levou recebeu críticas bem mais ou menos. 

Entre os que mandaram bem e fizeram um bom trabalho está o hors-concours “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, dono da maior bilheteria do verão. Também pudera, era a última parte de uma franquia de mais de dez anos. Surpreenderam também “Super 8”, filme de J.J. Abrams com a chancela de Steven Spielberg, e “Planeta dos Macacos – A Origem”, que deu um tom mais realista à saga dos macacos que dominam o mundo. Ah, tem também “Os Smurfs” que, mais pela curiosidade do que pela intenção de ver o filme em si, também empolgou certa parcela da sociedade. 

Vendo a lista dos blockbusters do ano, tudo foi muito fraquinho diante da expectativa aqui do outro lado da telona e dos milhões de dólares investidos. Isso por aqui. Nos EUA a coisa foi bem pior. Esperamos muito que a preguiça deixe de habitar a cabeça dos roteiristas e filmes comecem a fazer jus ao dinheiro que é investido. Afinal, fórmulas bobas e repetitivas até agradam o público por um tempo, mas não para todo o sempre.

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Desde quando "Thor" é insosso? discordo, abruptamente! é um bom filme, o roteiro convence, a trama, o elenco - em especial o excelente Christopher Hemsworth tem a quimica com Natalie Portman. Gosto do filme e ele foi bem aceito.

Quanto ao Ryan CHATO Reynolds, eu sinceramente nem quero ver o tal "Lanterna Verde", só o trailer já me deixava no mais puro tédio. rs!

No mais, ótimo seu post! abs