segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Downloading Nancy

Downloading Nancy (EUA, 2008)
De Johan Renck. Com Maria Bello, Jason Patrick e Rufus Sewell.

Quando se ouve a expressão "Midnight Movies" espera-se que venham filmes fortes e que tenham uma mensagem controversa. É exatamente isso que acontece com esse filme, "Downloading Nancy". O filme é tão intenso e ao mesmo tempo tão despretensioso que consegue arrancar sentimentos de pena pela personagem principal, mesmo sendo realmente muito despretensioso. A cada momento o espectador vai assistindo a história e espera que venha mais.

Nancy é uma mulher perturbada por ter sofrido abuso sexual por parte do tio quando tinha apenas 7 anos. Hoje, casada com um homem que a despreza, ela busca seu socorro na internet e em rituais de sadomazoquismo, onde ela se corta com giletes para conseguir algum alívio. Quando Nancy sai de casa e se encontra com um dos caras da internet, o marido começa a ficar preocupado e percebe que sua esposa tem mais valor do que ele imaginava. O porém fica por conta de Nancy, que pode ir até as últimas consequências para se livrar de sua vida monónota e vazia.

Por mais que Maria Bello tenha construído uma imagem tão negativa por ter destruído a Dra. Eve em "A Múmia: Tumba do Imperador Dragão", ela consegue se redimir numa atuação tão convincente que é impossível não se apegar a Nancy. O problema, aliás, não está no elenco, e sim no roteiro e na direção. O diretor Johan Renck (de vídeos comerciais de Maddona, Chris Cornell e Kylie Minogue) em seu filme de estréia até consegue uma visão diferenciada mas falta muito para um filme sólido. Um quebra-cabeças desnecessário e confuso, ainda que importante, e expectativas criadas para não revelar nada mais do que o óbvio. Um bom filme. E só. Uma pena, porque potencial ele tem, e muito.

Nota: 7,5

Nenhum comentário: