quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Rock'n Rolla - A Grande Roubada

Rock'n Rolla (UK, 2008)
De Guy Ritchie. Com Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Mark Strong, Jeremy Piven.

Assistindo a Rock'n Rolla mudei totalmente a opinião que tinha formada sobre Guy Ritchie. A visão era de um diretor recluso, que filmava o que dava na telha e nem sempre saía com um resultado tão bom. Além, é claro, de ser o sr. Maddona. O diretor de "Snatch - Porcos e Diamantes" e "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" consegue um trabalho tão espetacular nesse novo filme que é impossível não passar a venerá-lo depois de uma sessão.

Rock'n Rolla traz várias histórias dentro dele. Um empresário ligado à máfia russa no ramo das construções precisa de uma licença para construir seu novo empreendimento. Com tantas irregularidades, a única saída é recorrer a um poderoso homem que consegue qualquer coisa que deseja. Só que ao redor de tudo isso, várias coisas acontecem indiretamente para atrapalhar o plano dos dois. Nesse meio tempo, uma gangue londrina sobrevive de pequenos golpes e alguns trabalhos sujos e quando menos esperam estão envolvidos na trama toda.

O filme é uma comédia vinda de um país onde o humor é sempre uma incógnita: A Inglaterra. Consegue, no entanto, arrancar risadas do início ao fim, com um roteiro que, apesar de deixar algumas pontas soltas, prende o espectador. Os ganchos deixam claro que é bem possível que haja uma continuação desse filme, para alegria de quem gostou. Gerard Butler está muito à vontade no seu papel, um dos integrantes da gangue londrina. Thandie Newton é a contadora do empresário russo que é a origem do caos que se forma, uma grande revelação do cinema nos últimos anos, apesar de já trabalhar ha um tempinho. O rei do filme é Tom Wilkinson, que se impõe totalmente no poder de seu personagem.

Cheio de elementos de cultura pop, com um ritmo ágil, o filme pode lembrar Tarantino, mas duvido que essa tenha sido a ambição inicial. Guy Ritchie fez um filme diferente de tudo o que já foi produzido na inglaterra, com exceção dos seus próprios filmes. Ah, e só pra lembrar, Rock'n Rolla é uma expressão que denomina...ah, descubra você mesmo no filme.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: