quinta-feira, 11 de março de 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios


Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief
(EUA, 2010) De Chris Columbus. Com Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario, Pierce Brosnan, Sean Bean, Catherine Keener, Rosario Dawson e Uma Thurman.

Ontem, no twitter, me disseram que “Percy Jackson” tinha a minha cara, simplesmente por ser uma sensação teen. Como assim, Bial? Tá, tudo bem, eu até gosto dessas coisas adolescentes mesmo, talvez por que eu tenha sido adulto dos meus 13 aos 18 e só agora meio que to curtindo essas coisas... Mas me identificar com Percy Jackson? É um insulto à minha moral cinéfila e anos de dedicação ao grande cinemão mainstream da era de Ouro do cinema...
Tá, você não caiu nessa né? Nem eu. Verdade seja dita é que “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” bem que poderia se promover como o substituto de Harry Potter. O livro surgiu (assim como aconteceu com outros Best-sellers mundiais) no rastro das aventuras do menino bruxo de J.K. Rowling. Talvez por isso tantas semelhanças. Um menino que é abandonado pelo pai e tem a mãe seqüestrada vai para uma escola onde adolescentes tão mágicos quanto ele aprendem coisas. Os seus melhores amigos são um menino e uma menina. Ele tem um mentor protetor, também mágico. E o inconfundível cabelo de cuia. Lembra alguém?
A grande sacada de “Percy Jackson” é colocar os personagens da mitologia dentro do contexto atual. Mas é nas aventuras adolescentes e no espírito de rebeldia que o diretor Chris Columbus se apoiou para conduzir a história. Repleto de clichês, o roteiro infelizmente é fraco e mal conduzido, apesar dos efeitos bacaninhas e da mitologia em si, que eu sempre gostei. Mas em alguns momentos os atores são tão mal explorados que parece que estamos assistindo a um episódio da série “Xena”.

O filme é bom para aquele compromisso de fim de tarde, sabe, quando você só quer saber de cinema pra se divertir? Foi assim que eu fui ver o filme, crente de que a maioria que viu o filme estava surtada para considerá-lo bom demais. Destaque para a atuação de Uma Thurman como a Medusa e para o seu visual também, perfeito. Direção de Arte e efeitos visuais também merecem destaque.

Com a experiência de dois “Harry Potter” na bagagem – os mais fracos, porém essenciais – Chris Columbus vê a possibilidade de comandar uma nova franquia de sucesso, apoiado no sucesso que tem feito o trio principal (?!), sobretudo o moleque Logan Lerman, que é o rebelde sem causa ideal da geração Z século XXI. Até o momento são cinco livros da série. O segundo, “Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros”, não teve nenhum sinal de que será produzido, mas com a boa repercussão mundial do filme, não me estranha nada que em breve ele apareça.

Ah, e nem pense em descansar da mitologia. "Fúria de Titãs" está vindo aí pra mostrar como é que se faz.

Nota: 6,5



Nenhum comentário: