terça-feira, 28 de setembro de 2010

26/09 - O Aniversário de David


Il Compleanno
(Italia, 2009). De Marco Filliberti. Com Alessandro Gassman, Massimo Poggio, Maria de Medeiros, Michela Tescon e Thyago Alves.

É surpreendente ver um filme italiano de mesma abordagem que "A Boca do Lobo", horrível filme do dia anterior,com um tom tão mais leve e descontraído, sem perder sua complexidade. "O Aniversário de David" foi exibido no Festival de Veneza no ano passado e chamou mais atenção por tratar da problemática do comportamento social humano do que pelo aspecto gay em si. Aliás, não entendi porque o Festival do Rio 2010 classificou-o na Mostra Gay, quando claramente há outros exemplares até mais evidentes que não foram classificados assim. Mas enfim, o que conta é a abordagem de um roteiro que parece ser fraco a primeira vista, mas se mostra mais forte conforme a fita avança.

Dois casais amigos alugam uma casa de verão na Itália, para passarem um tempo juntos e colocar a conversa em dia. Diego é um crianção, mesmo chegando à casa dos 40 anos. Ele vive um relacionamento com Shary, americana que mora em Nova York com o filho que eles tiveram na adolescência, David. O casal amigo deles, Matteo e Francesca, aparenta ser um casal ideal, mas que vive seus conflitos internos. O maior problema é o desejo reprimido que Matteo sente por outros homens. Desejo esse que aflora com a chegada de David, agora um rapaz de 18 anos, que vem celebrar o aniversário com os pais. Essa chegada desencadeia eventos que vão passar do cômico ao trágico em questão de segundos.



O filme não carrega nas tintas nem torna o desejo de Matteo por David em uma experiência homo-erótica. Ao contrário, tudo é condicionado para apresentar a fundo a personalidade de cada um dos personagens. Mesmo que tudo devesse girar em torno de David (vivido pelo modelo brasileiro Thyago Alves), são os outros personagens que dão vida e ritmo ao filme. O machão e bonachão Diego, a liberal Shary, a introspectiva Francesca e o confuso Matteo, que tenta esconder seu "problema" tentanto ser um bom marido, pai e profissional.


Ponto também para o bom trabalho do diretor Marco Filliberti, que conduz uma trama com um mistério a ser resolvido no fim com maestria, fazendo tudo se encaixar. Destaque também para a atriz portuguesa Maria de Medeiros. Meu Deus, quantas línguas essa mulher fala? Ela já fez filme em português de Portugal, em português brasileiro ("O Contador de Histórias"), em inglês ("Pulp Fiction"), francês, espanhol e agora em italiano. Haja talento e aptidão para idiomas! Quanto aos idiomas eu não sei, mas talento ela tem de sobra!

Nota: 8,5

5 comentários:

Anônimo disse...

olá não concordo minimamente com o comentário ao filme,sim é um filme homosexual erotico com um poder penetrante no expectador e sim foi um dos filmes mais eroticos que vi mereceu cada palavra ao ser nomeado pena alguns cenadores ou comentadores não verem,ouvirem com atenção de coração só assim se podem comentar filmes..it was a great movie thanks to do it se intense and lovely.

Anônimo disse...

dETESTO SER UM PESSIMO ROBOB... se pode LER no meu COMENTARIO
COMO SE VE NA minha escrita tambem

é de extrema boa escolha filme"o Aniversário de David"NÃO ENTENDO COMO Marcos Nascimento faz este comentário ao filme.evidentemente que este filme deveria ter sido eleito ao Festival De Veneza tanta sensualidade depois de evidencias da sociedade de dois casais normais problemáticos e tendencias gays muito bem elaboradas eroticamente alucinantes sem ter demasiado evidencias o que torna o filme perfeito ao nivel da homossexualidade escola tempo espaço e som.Alusivo qb.

marco antonio disse...

Alguém por favor pode me ajudar a achar esse filme em português necessito muito ver mande por email marcojccb@r7.com

Anônimo disse...

Me ajudem a achar esse filme para ver na net enviar o link por email por favor
marcojccb@r7.com

Anônimo disse...

Pra mim a única falhar do filme foi o não desenvolvimento de David que se tornar um personagem inútil. E a falta de talento do ator brasileiro Rafael Alves é o que deixa a obra mais fraca ainda.
Acredito que Matteo deveria ter si interessando por Leonardo que se mostrou um personagem fascinante pela sua tragédia, assim um romance entre os dois teria sido mais eficaz. Ou até mesmo um relacionamento entre Matteo e Diego que se mostraram amigos bem íntimos, transformar essa relação e algo a mais teria também outra forma mehor do quê o péssimo David.