terça-feira, 22 de setembro de 2009

Festival do Rio 2009 - Rio, Momentos Mágicos

22/setembro/2009

Começam as expectativas na Cidade Maravilhosa. Em coletiva de imprensa realizada na ótima quinta-feira, 18, a organização do Festival do Rio 2009 divulgou a programação completa, com os filmes que serão exibidos esse ano no festival, que vai acontecer entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro. Esse ano, o festival conta com mais de 300 filmes, divididos em 20 mostras diferentes.
Abrindo o Festival, na noite do dia 24, será apresentado o longa "Aconteceu em Woodstock", do diretor Ang Lee ("O Tigre e o Dragão"). O filme abre também a mostra Panorama do Cinema Mundial, que irá apresentar filmes de mais de 60 paí­ses, entre eles produções premiadas nos festivais que acontecem mundo afora, como "A Fita Branca", de Michael Haneke, "Abraços Partidos", de Pedro Almodóvar, "(500) Dias com Ela", "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans", de Werner Herzog, "The Burning Plan", de Guilhermo Arriaga, "O Desinformante!", de Steven Soderbergh e ainda longas que irão estrear no paí­s em breve, como "Coco Antes de Chanel", "Distrito 9", "Julie e Julia" e "Bastardos Inglórios", com a presença do diretor Quentin Tarantino ("Kill Bill").
A Premiére Brasil irá apresentar os novos trabalhos do cinema nacional, que irão competir pelo prêmio máximo do festival. Ainda serão apresentados filmes na Mostra Novos Talentos, que vai revelar as novas caras brasileiras da direção, e na Mostra Retratos, sobre personalidades que se destacaram na história do paí­s. Os filmes são divididos entre longas de ficção, documentários, curtas de ficção e documentários em curta metragem. Na competição oficial estão os filmes:
"Bellini e o Demônio", de Marcelo Galvão
"Cabeça a Prêmio", de Marco Ricca
"O Sol do Meio Dia", de Eliane Caffé
"Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos", de Paulo Halm
"Hotel Atlântico", de Suzana Amaral
"Natimorto", de Paulo Machline
"O Amor Segundo B. Schianberg", de Beto Brant
"Os Famosos e os Duendes da Morte", de Esmir Filho
"Os Inquilinos", de Sérgio Bianchi
" Sonhos Roubados", de Sandra Werneck
"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Karim Ainouz e Marcelo Gomes
O Festival se completa com uma mostra sobre a produção na Turquia, as mostras Gay e Midinight Movies, filmes que tratam sobre o Meio Ambiente, filmes das Américas Central e do Sul na Premiére Latina, e uma homenagem às atrizes francesas Jeanne Moreau e Isabelle Hupert e aos 50 anos do personagem Asterix, em comemoração do Ano da França no Brasil.
Ainda irão acontecer em diversas praças e comunidades carentes da cidade exibições gratuitas de filmes do cinema nacional como "Se Eu Fosse Você 2", "O Guerreiro Didi e a Ninja Lili" e "O Grilo Feliz" e, pela primeira vez, filmes que utilizam a tecnologia 3D. Para conferir a programação completa, é só acessar o site do Festival do Rio, clicando aqui.

O CINEMARCOS vai estar lá e a cobertura dos filmes que eu vou assistir você confere durante o festival.

Nenhum comentário: