segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Festival do Rio: Diretores lançam "Olhos Azuis" e "Hotel Atlântico"

28/setembro/2009

Na edição 2009 do Festival do Rio, dois diretores que estavam um pouco afastados das telonas voltaram com toda a força em seus novos trabalhos. No sábado, dia 26 de setembro, José Joffily ("Quem Matou Pixote?") esteve presente no Odeon BR, tradicional cinema carioca, para lançar "Olhos Azuis". Na mesma noite, na sessão seguinte, Suzana Amaral ("A Hora da Estrela") esteve com o elenco lançando "Hotel Atlântico".

Para o lançamento de "Olhos Azuis" estiveram presentes, além do diretor, parte do elenco que contou com os atores David Rasche, Irandhir Santos, Frank Grillo, Cristina Lago (na primeira foto, com o diretor à esquerda) e Branca Messina. No filme, Marshall, oficial da imigração americana, detém arbitrariamente passageiros latinos dentro de uma sala de um aeroporto de Nova York. Ali, conduz interrogatórios que os expõem a diversas humilhações. O alvo principal é Nonato, brasileiro radicado nos EUA. Dois anos depois deste episódio, o ex-oficial cruza o sertão do estado de Pernambuco, na expectativa de encontrar a paz de espírito. Porém, ele percebe que a desilusão e o desamparo são os únicos sentimentos que o acompanham. O filme está na mostra Premiére Brasil Hors-Concours.


Já no lançamento de "Hotel Atlântico", chamou a atenção o elenco um pouco mais estelar do que o primeiro filme, contando com a presença de Mariana Ximenes ("A Mulher do Meu Amigo"), João Miguel ("Estômago"), Júlio Andrade ("Cão Sem Dono") e Gero Camilo ("Carandiru"). Na história, um ator desempregado embarca numa viagem sem destino. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. Encontra pessoas bizarras, amores suspeitos e quase a morte. O longa está concorrendo ao prêmio de melhor filme do festival, junto com outros dez filmes.

Suzana Amaral foi a única brasileira homenageada no último Festival de Toronto, onde "Hotel Atlântico" também foi apresentado. O Festival do Rio vai até o dia 8 de outubro, data em que serão anunciados os vencedores dos prêmios escolhidos pelo júri oficial e por júri popular.

Nenhum comentário: