quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Festival do Rio - A Hora da Estrela

08/outubro/2009

A Hora da Estrela
(Brasil, 1985) De Suzana Amaral. Com Marcelia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro, Umberto Magnani.

O filme "A Hora da Estrela", de 1985, foi exibido na última sexta-feira, 2, no Festival do Rio 2009, com uma versão totalmente restaurada digitalmente. Para a sessão única, estavam presentes parte da produção do filme, a diretora Suzana Amaral (do ainda inédito "Hotel Atlântico") e as atrizes Marcelia Cartaxo ("O Céu de Suely") e Fernanda Montenegro ("Central do Brasil")
"Estou muito feliz por estar aqui revendo os meus amigos e revivendo um momento tão importante na minha carreira", disse Amaral em um discurso de apresentação do filme. A versão final passou por uma aprovação prévia da diretora. As películas originais do filme se encontravam arquivadas na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
"Foi um prazer ter feito esse filme. Vocês não sabem o que a Suzana me fez passar. Ela me colocava no canto, virada para a parede e eu chorava. Mas ela dizia 'Um dia você ainda vai me agradecer', e hoje eu agradeço muito", disse Cartaxo, que ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, por conta da interpretação da personagem Macabéa. O filme ainda levou vários prêmios no Festival de Brasília em 1986.
"A Hora da Estrela" é a transposição do romance homônimo da escritora Clarice Lispector e conta a história de Macabéa, uma migrante nordestina semianalfabeta que vai viver em São Paulo, onde trabalha em uma pequena firma e vive numa pensão miserável. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonçado conterrâneo. O filme expõe a solidão das grandes metrópoles e as circunstâncias perversas a que muitas vezes são submetidas pessoas ingênuas e sonhadoras.

Nota: 9,0



Nenhum comentário: