quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Festtival do Rio - Um Namorado Para Minha Esposa

08/outubro/2009


Un Novio Para Mí Mujer
(Argentina, 2008) De Juan Tarauto. Com Adrian Suar, Valeria Bertuccelli e Gabriel Goyti.


A rivalidade Brasil X Argentina se estende a patamares impensáveis. Começa no futebol, passa para a comida, bebida, chega na cultura e por fim atinge o cinema. A Argentina é uma produtora de filmes muito bons, vide o recente "Leonera" e ainda o oscarizado "Tango". É claro que "Um Namorado Para Minha Esposa" nem de perto de se parece com os titulos citados antes. Ele é uma espécie de "Se Eu Fosse Você" hermano. E é duro de admitir: dessa vez, a Argentina leva a melhor.



Tenso está casado com Tana há muito tempo, mas se encontra em uma situação insustentável com ela. Por sua vez, Tana não faz nada para melhorar. Não tem amigos, não trabalha, não sai de casa, não faz nada além de reclamar. Procurando uma solução, mas sem coragem de pedir a separação, Tenso recorre a uma decisão desesperada: pede para um conhecido garanhão que seduza sua esposa, para que ela peça o divórcio. Só que o tiro sai pela culatra e Tenso se vê em uma situação que nunca conseguiria prever.



O filme é uma comédia romântica nata. Tem inúmeros momentos divertidos vindos dos atores, seja com o desmiolado Tenso (Adrían Suar), seja com a descompromissada Tana (Valeria Bertuccelli), seja com o garanhão Cuervo Florez (Gabriel Goity) ou até com a figura da psicóloga que faz a terapia do casal. Em matéria de comédia, "Um Namorado Para Minha Esposa" cumpre o seu papel, embora exagere na carga dramática (assim como o cinema brasileiro), mas esses momentos não chegam a estragar o filme (assim como o cinema brasileiro, às vezes).



Nota: 8,5

Nenhum comentário: