domingo, 4 de outubro de 2009

Festival do Rio - Vogue: A Edição de Setembro

04/setembro/2009

The September Issue
(EUA, 2009) De R.J. Cutler. Com Anna Wintour.

Quando foi anunciado, "Vogue - A Edição de Setembro" foi considerado como uma resposta da famosa fashionista aos "ataques" deferidos à sua pessoa após o lançamento do livro "O Diabo Veste Prada". Pois bem, a surpresa do filme é que a resposta de Anna Wintour é justamente não negar nada disso. O que vemos na tela é a confirmação de que ser editora da revista de moda mais famosa do mundo é realmente uma tarefa árdua, que faz com que você vire uma persona não grata do dia pra noite. Através de pessoas que trabalham na Vogue, vemos que a assessora de Wintour não estava tão errada (nem tão certa) assim quando escreveu aquele livro.

O documentário conta a rotina da equipe da revista Vogue America na preparação da edição de setembro, a mais esperada do ano pelo público. A edição é iniciada meses antes do lançament e tudo é minuciosamente planejado, cada detalhe, cada foto, cada roupa, porque é isso que vai ditar o mundo da moda no próximo ano. À frente do trabalho está Anna Wintour, e podemos ver um pouco do lado humano que ela apresenta:sua família, seus amigos, sua história. Ao mesmo tempo, a cada segundo é enfatizado o lado "editora da Vogue", seja criticando um trabalho, cortando fotos lindíssimas da edição, ou falando mal (ferrenhamente) do cabelo da atriz Sienna Miller, capa de setembro.

Semelhanças com "O Diabo Veste Prada", o filme, não faltam. Na verdade, é basicamente uma versão real do filme de ficção. Temos a inspração pura e real de Miranda Priestly, só que com um pouco menos de glamour e mais trabalho de arregaçar as mangas. Mas todos os elementos estõ lá, das reuniões de pauta às reuniões de mostra das roupas nas araras antecipadas para 10 minutos antes de Wintour sair, passando pelo funcionário exemplar e bajulador que sempre é escurraçado, apesar de no final ter seu trabalho reconhecido.
Como filme, não apresenta muitas novidades, o bom mesmo dele está no seu conteúdo. O diretor segue Anna Wintour e a equipe da Vogue em cada parte do processo e isso é bom para ver o funcionamento da revista. Para quem gosta de moda, temos roupas e mais roupas para serm vistas; Mário Testino aparece para dar o toque de fotografia ( e até ele é criticado); E ainda há a parte jornalística da coia. Uma boa opção para todas as partes, "Vogue..." não deixa a desejar. Satisfaz, E todos voltamos a falar mal de Anna Wintour no segundo seguinte ao fim da projeção.

Nota: 8,0

Nenhum comentário: