sábado, 20 de junho de 2009

10 monumentos mais destruídos do cinema






Aproveitando que o Cristo Redentor entrou para o "seleto" grupo de monumentos destruídos em "2012", próximo filme de Roland Emerich, fiz uma pesquisa para listar aqui quais foram os que mais vezes apareceram nas telonas sendo explodidos, devastados, inundados, desmoronados, varridos, queimados, estilhaçados ou quebrados. Sei que não é difícil adivinhar o primeirão, mas é bom acompanhar os outros 9. Quem sabe o Cristo entra de vez na rota das colisões de meteoros, tornados, ondas gigantescas ou ataque de marcianos daqui pra frente?

10 - Casa Branca (Washington D.C., USA)
mínimo: 2 vezes

Outros monumentos, como o Monte Rushmore (aquele com os rostos de ex-presidentes entalhados na rocha), por exemplo, foram devastados mais de uma vez, mas a destruição memorável da Casa Branca, a morada do presidente americano em exercício, em "Independence Day" é um marco. Tão marcante que temos a impressão de já termos a visto sendo devastada mais de cem vezes. Além de "ID4", os marcianos também não gostaram da pintura da casa do presidente Jack Nicholson em "Marte Ataca!", de Tim Burton.

*A Casa Branca já foi pano de fundo para zilhões de filmes e séries de TV, de "Todo Mundo em Pânico" a "The West Wing". A projeção da arquitetura tanto da Casa como do Capitólio, bem como a disposição dos dois no espaço geográfico, foi uma inspiração direta da arquitetura romana.

9 - Las Vegas Strip (Las Vegas, USA)
mínimo: 3 Vezes

O nome pode até não ser conhecido, mas essa alameda específica no deserto de Nevada você já deve ter visto muitas vezes nas telonas. É aquela avenida em Las Vegas onde ficam os cassinos e os maravilhosos hotéis com imitações de lugares do mundo inteiro, da "vizinha" Nova York ao Egito, com uma esfínge bem na entrada. A Las Vegas Strip foi devastada pelos et's em "Marte Ataca!", explodida em "Con Air" e foi soterrada em um futuro apocalíptico invadido por zumbis em "Resident Evil 3: A Extinção".

*Apenas a parte Norte da Strip está localizada dentros dos limites da cidade de Las Vegas. A Strip estende-se depois para Sul através da cidade satélite de Paradise. Corresponde a 6,7km da Las Vegas Boulevard.

8- Letreiro de Hollywood (California, USA)
mínimo: 3 vezes

O Letreiro que identifica a capital mundial do cinema não escapou dos olhos das catástrofes. Tanto que ele foi destruído, no mínimo, 3 vezes em filmes em "The Rocketeer", clássico de ficção, "O Demolidor", com o brucutu Wesley Snipes, e por um tornado furioso em derivação das mudanças climáticas em "O Dia Depois de Amanhã".

* Na verdade, o famoso letreiro trazia a inscrição "Hollywoodland" e promovia um conjunto residencial de Los Angeles. Com o suicídio de uma atriz da letra H e com um suposto azar proveniente das 13 letras do nome, a última sílaba foi retirada em 1945, quando Hollywood já era a capital do cinema.

7 - Capitol Records Building (Califórnia, USA)
mínimo: 4 vezes

Não muito conhecido pelo nome, mas pela arquitetura, o prédiod a Capitol Recors é um dos símbolos de Hollywood. Tão famoso e conhecido por lá que foi lembrado pelos diretores para ser destruído pelo menos 4 vezes no cinema. Os mais famosos são a destruição explosiva de "Independence Day" e o tornado (o mesmo do letreiro) em "O Dia Depois de Amanhã".

* O prédio abriga os estúdios da Capitol Records, que é um dos braços da EMI, uma das quatro grandes empresas fonográficas mundiais. Já gravou discos de vários artistas, de Billie Holiday ao grupo Cherish, passando por Red Hot Chili Peppers, RBD e Radiohead.



6 - Torre Eiffel (Paris, França)
mínimo: 4 vezes

Sério, quantas vezes você viu os franceses serem atacados? Podem até ter sido muitas, mas isso então não é muito divulgado. Ok, brincadeiras a parte, ver a torre de ferro mais famosa do mundo ser retorcida é raro, mas já aconteceu no mínimo 4 vezes em grandes filmes de Hollywood. E qual não foi a surpresa ao ver o trailler de "G.I. Joe - A Origem de Cobra", que estreia mês que vem, quando aparece justamente a Eiffel sendo destroçada? Pois é, impressionante. Além dessa inédita destruição, a torre já foi destruída em "Armaggedon", "Team America" e em "Superman II".

*A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Até a época de sua construção, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930.

5- Big Ben (Londres, Inglaterra)
mínimo: 5 vezes

O relógio mais famoso do mundo é um dos marcos principais de Londres, ao lado do palácio de Buckingham e até da própria Rainha. Faz parte do conjunto que abriga o Palácio e a Abadia de Westminter. Também não é muito comum do imaginário vê-lo sendo destruído, mas isso já ocorreu, no mínimo 5 vezes. Foi explodido como símbolo da anarquia em "V de Vingança", foi explodido em "Team America", devastada por alienígenas em "Independence Day" e "Marte Ataca!" e sofreu até um ataque de dragões em "Reino de Fogo"!.

*Ao contrário do que muitos pensam, Big Ben é, na verdade, o nome do sino, que pesa 13 toneladas. O nome do relógio e da torre é, olhem só, Clock Tower. A rádio BBC de Londres transmite as badaladas do sino todos os dias.

4- World Trade Center / Twin Towers (Nova York, USA)
mínimo: 5 vezes

Todo mundo conhece tudo o que aconteceu nos atentados de 11 de setembro porque essa data foi decisiva na história mundial. Antes do complexo do World Trade Center ser destruído de verdade no ataque terrorista, ele tinha sido alvo de três meteoros em "Meteoro", em 1979, no auge dos filmes-catástrofe; em "Armaggedon" e em "Impacto Profundo", apesar de não ter sido alvo do meteoro, e sim, inundado por ele. Além disso, sua destruição foi reconstruída para o filme "As Torres Gêmeas", de Oliver Stone, aparece em "Farehnheit 11 de Setembro", de Michael Moore, e é sugerida em "Voo 93" e "Voo United 93". O que acontece com os dois últimos filmes é o fato de que os longas mostram o que aconteceu dentro dos aviões que se chocaram nas torres. Mesmo que não apareça nos filmes, é óbvio que a plateia sabe o que aconteceu.

*World Trade Center era um complexo com 7 prédios. Os destruídos foram o WTC 1 e o WTC 2, as Torres Norte e Sul que também eram conhecidas como Torre Gêmeas, por serem exatamente iguais. As torres eram um símbolo da imponência dos EUA e na torre norte ficavam alojadas torres de transmissão de várias emissoras de TV.

3 - Ponte do Brooklyn (Manhattan, USA)
mínimo: 5 vezes

A Ponte do Brooklyn é famosa por ligar a ilha de Manhattan ao continente. Outro famoso ponto de destruição favorito dos diretores, a ponte foi devastada no mínimo 5 vezes. Sofreu até ataque não de um , mais de dois monstros: "Godzilla" na versão de 1998 e da criatura de "Cloverfield". Foi inundada junto com o resto de Nova York em "Impacto Profundo", sofreu um ataque em "Quarteto Fantástico" e foi alvo de uma explosão em "Eu Sou A Lenda", virando lenda mesmo no filme.

* Outras pontes também foram destruídas no cinema, talvez por concentrar um maior número de cidadãos indefesos encurralados. A Ponte Golden Gate, em São Francisco, foi destruída até em animação, como no recente "Monstros Vs. Alienígenas". Já a Ponte de Londres (aquela que sempre cai) foi alvo fácil em "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" e deve ser vítima de dementadores e comensais da morte no inédito "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

2- Empire State Building (Nova York, USA)
mínimo: 6 vezes

Como a cidade mais famosa do mundo, claro que Nova York seria o alvo mais fácil de qualquer devastação mundial. O Empire State Building, que já foi o mais alto do mundo, sofreu com isso até demais, desde clássicos da ficção científica como "The Giant Claw", onde era destroçado por uma ave gigante maluca, até filmes mais recentes como "O Dia Depois de Amanhã" e, claro, "Independence Day". Além desses o edifício foi alvo direto em "Superman II", "O Fim do Mundo" e "O Homem que Viu o Amanhã", sem falar que também foi inundado em "Impacto Profundo".

And the winner is...
1- Estátua da Liberdade (Nova York, USA)
mínimo: 9 vezes

Essa estátua foi feita pra ser destruída. Pobre Estátua da Liberdade, já sofreu com todos os tipos de catástrofe que se pode imaginar. Só as vezes contadas foram nove. Sabe todos os filmes catástrofe citados? Foi alvo de todos, incluindo os de monstros. Contando: a coitada foi inundada em "Impacto Profundo" e em "O Dia Depois de Amanhã", onde foi congelada logo depois. Foi destorçada em "Batman Eternamente", "Os Caça-Fantasmas 2", "X-Men" e "Planeta dos Macacos", foi decapitada em "Cloverfield", também foi varrida pra longe em "Inteligência Artificial" e explodida em "Independence Day". A coitada foi até ridicularizada por isso em um dos pôsteres de "Super-Heróis: A Liga da Injustiça". Isso sem contar que a sua réplica do hotel New York, New York, em Las Vegas, foi soterrada pelo deserto em "Resident Evil 3: A Extinção". Alguém duvida que o mesmo vai acontecer em "2012"? Pois bem, se eu fosse a Dona Liberdade, aumentava o preço do seguro saúde.

*A "Liberdade Iluminando o Mundo", nome oficial do monumento, foi um presente dado por Napoleão III, como prêmio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra em 1886. Veio da França desmontada em 214 pacotes, é a escultura mais pesada do mundo com 225 toneladas segundo o Livro Guinness dos Recordes.

2 comentários:

Unknown disse...

Adoro Cloverfireld, quero muito assistir!

Unknown disse...

Lecal :D