quarta-feira, 17 de junho de 2009

Você vai para "A Ilha"


17/junho/2009

Não consigo entender o que as pessoas tem contra "A Ilha". O filme preenche um bando de requisitos para fazer sucesso e agradar. Vamos ver. Filme de ação, com muita ação: confere. Efeitos especiais bacanas: confere. Uma trama que envolve mistério, ficção científica e futurismo: confere. Um elenco bacana pra segurar o roteiro: confere. Uma atriz escultural e incrivelmente linda: confere. o diretor ideal para esse tipo de trama: confere. Falta o quê mais?

Eu lembro de quando fui assistir "A Ilha" no cinema. Lembro de ter sido o primeiro filme de ação que me fez vibrar de verdade com cada segundo. Sem falar na história super inteligente, escrita por Alex Kurtzman, responsável pelo novo "Star Trek" e por "Transformers". A direção de Michael Bay, cheia de ritmo e correria, deixa sua marca plena no longa. Bay estouraria nos cinemas com os carros-robôs-alienígenas pouco tempo depois.

Pra quem nunca viu o filme (que eu recomendo muito que seja visto), a história foca em um grupo de humanos que foi resgatado de um terrível acidente apocalíptico que inviabilizou a vida na Terra. Eles agora moram em um complexo coordenado por uma organização que os mantém alimentados, seguros e regulando todas as suas atividades. O único ato condenado é a aproximação afetiva. O objeto de esperança dessas pessoas é ganharem na loteria que escolhe quem foi selecionado para A Ilha, o único recanto habitável da Terra. Só que o questionador Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) começa a desconfiar de todo o sistema e descobre que tudo não passa de uma farsa para enganar quem vive no complexo. O verdadeiro intuito da organização é cultivar clones de milionários doentes que precisem de um órgão. Assim, quando sua amiga Jordan Two Delta (Scarlett Johansson) é escolhida para ir para a fictícia ilha, Lincoln escapa e começa a corrida dos dois para descobrir toda a verdade e alertar tanto as pessoas do complexo quanto às do mundo exterior sobre a matança que está acontecendo.

Que filmão! Mas não se sabe porque algumas pessoas torcem o nariz. Não é um "Bourne" ou um "007", mas é um filme e tanto para ser apreciado várias vezes. Afinal, foi treinando nesse aqui que Michael Bay se aprimorou, tanto é que "A Vingança dos Derrotados", sequência de "Transformers" está chegando. No elenco ainda tem Sean Bean, Djimon Honsou, Steve Buscemi e Michael Clarke Duncan.

Um comentário:

Nathália de Ornelas disse...

Também sempre achei que "A Ilha" é um filme subestimado.

Só o achei um pouquinho longo, algumas cenas poderiam ser "enxugadas" sem comprometimento. No mais, é filme realmente muito bom.