segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E agora? “Como Treinar Seu Dragão” eleito a melhor animação no Annie Awards


Se existe algum favorito absoluto para receber o prêmio de melhor animação no Oscar, esse filme é “Toy Story 3”, certo? Até porque, o longa está indicado a Melhor Filme, meio impossível de não ganhar. Já até escrevi aqui sobre isso. Pois, pera lá, devagar com o andor. Neste domingo, dia 6 de fevereiro, aconteceu a premiação do Annie Awards, voltado apenas para animação e o escolhido como melhor filme foi “Como Treinar Seu Dragão”!

Tá certo que, apesar de referência em animação, o Annie é um tanto quanto duvidoso. Premiaram “Kung Fu Panda” no lugar de “Wall-e” há dois anos atrás e isso deixou o povo da Disney/Pixar meio nervoso. Pediram mudanças nas regras e alegaram que a Dreamworks, estúdio responsável por “Shrek”, “Panda” e “Dragão”, tem ligação direta com os jurados. Este ano, mesmo com indicações a “Toy Story 3” e a “Enrolados”, a Disney/Pixar boicotou o Annie.

Resultado: “Como Treinar Seu Dragão” levou tudo a que tinha direito na premiação, enquanto “Toy Story 3” saiu chupando o dedo. Rusgas à parte, “Toy Story 3” já tá ganhando tudo mesmo, “Dragão” merece esse prêmio, vai! Até porque, a história do menino Soluço que se tenta mostrar à sua aldeia que dragões não são tão ruins assim, depois do seu encontro com o temido Fúria da Noite (ou Banguela), é muito boa. “Dragão” só perde mesmo para “Toy Story 3” em apelo ao público, porque não deve nada em roteiro, trilha sonora ou técnicas de animação. É talvez o melhor filme de animação da Dreamworks desde “Shrek 2”.

Indicado a dois Oscars, duvido que o filme saia com alguma estatueta, mas só o reconhecimento do Annie acho que já valeu. O que aconteceu com “Wall-e” foi mesmo uma injustiça, porque “Kung Fu Panda” é legal mas não pode ser comparado. Já o que aconteceu esse ano, bem, “Toy Story 3” vai ter que simplesmente engolir essa.

*"Como Treinar Seu Dragão" - Indicado ao Oscar de Melhor Animação e Trilha Sonora

Nenhum comentário: